metropoles.com

Quem é Renan Filho, emedebista que assume o Ministério dos Transportes

Filho de Renan Calheiros, ex-governador de Alagoas completa lista de três nomes que MDB consagra no terceiro governo Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Renan Calheiros, Rafael Tenório, Renan Filho
1 de 1 Renan Calheiros, Rafael Tenório, Renan Filho - Foto: Reprodução

O emedebista Renan Filho (à direita na imagem em destaque) assumirá o comando do Ministério dos Transportes, conforme confirmado nesta quinta-feira (29/12) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Senador eleito e ex-governador de Alagoas, Renan é o filho mais velho do senador Renan Calheiros (MDB-AL), ex-presidente do Senado, e nome indicado pela bancada do partido na Casa.

Nascido em 8 de outubro de 1979, ele é economista e, além de governador por oito anos, foi deputado federal entre 2011 e 2015, e prefeito de Murici (2005-2010). Em abril de 2022, ele renunciou o cargo de governador para concorrer à cadeira de senador, para a qual foi eleito com 56,92% dos votos.

2 imagens
Renan Calheiros, Rafael Tenório, Renan Filho
1 de 2

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o filho mais velho, Renan Filho

Reprodução
2 de 2

Renan Calheiros, Rafael Tenório, Renan Filho

Reprodução

MDB no governo Lula III

Além de Renan Filho, o MDB terá Jader Filho (PA) e Simone Tebet (MS) nas pastas de Cidades e Planejamento, respectivamente.

A pasta das Cidades estava em disputa com o União Brasil, partido que não apoiou Lula na campanha e agora vem costurando com o PT um espaço no governo. O ministério tem sob sua alçada o programa Minha Casa, Minha Vida – vitrine de gestões petistas. A indicação de Jader Filho foi sugerida pela bancada do MDB na Câmara.

Já a indicação da senadora para o Ministério do Planejamento entrou na cota pessoal de Lula, após papel central durante a campanha de segundo turno.

Após lançar a candidatura de Tebet em primeiro turno, o MDB decidiu endossar o apoio a Lula no segundo turno das eleições contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em gestões petistas anteriores, o partido esteve na base de apoio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?