Quem é Renan Filho, emedebista que assume o Ministério dos Transportes
Filho de Renan Calheiros, ex-governador de Alagoas completa lista de três nomes que MDB consagra no terceiro governo Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O emedebista Renan Filho (à direita na imagem em destaque) assumirá o comando do Ministério dos Transportes, conforme confirmado nesta quinta-feira (29/12) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Senador eleito e ex-governador de Alagoas, Renan é o filho mais velho do senador Renan Calheiros (MDB-AL), ex-presidente do Senado, e nome indicado pela bancada do partido na Casa.
Nascido em 8 de outubro de 1979, ele é economista e, além de governador por oito anos, foi deputado federal entre 2011 e 2015, e prefeito de Murici (2005-2010). Em abril de 2022, ele renunciou o cargo de governador para concorrer à cadeira de senador, para a qual foi eleito com 56,92% dos votos.
MDB no governo Lula III
Além de Renan Filho, o MDB terá Jader Filho (PA) e Simone Tebet (MS) nas pastas de Cidades e Planejamento, respectivamente.
A pasta das Cidades estava em disputa com o União Brasil, partido que não apoiou Lula na campanha e agora vem costurando com o PT um espaço no governo. O ministério tem sob sua alçada o programa Minha Casa, Minha Vida – vitrine de gestões petistas. A indicação de Jader Filho foi sugerida pela bancada do MDB na Câmara.
Já a indicação da senadora para o Ministério do Planejamento entrou na cota pessoal de Lula, após papel central durante a campanha de segundo turno.
Após lançar a candidatura de Tebet em primeiro turno, o MDB decidiu endossar o apoio a Lula no segundo turno das eleições contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em gestões petistas anteriores, o partido esteve na base de apoio.