metropoles.com

“Quem demarca terra é o presidente, via decreto”, diz Bolsonaro

O presidente da República fez pronunciamento na manhã desta sexta-feira (21/06/2019), no Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Jair Bolsonaro, solenidade contra fraudes no INSS
1 de 1 Jair Bolsonaro, solenidade contra fraudes no INSS - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em pronunciamento no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (21/06/2019), o mandatário do país, Jair Bolsonaro (PSL), disse que “quem demarca terra é o presidente, via decreto”. O chefe do Executivo foi questionado sobre o fato de o governo ter passado por cima da decisão do Congresso Nacional e transferido a demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura.

O presidente afirmou que a decisão do Parlamento foi respeitada, mas que havia vícios de iniciativa em algumas questões. “A MP [que altera a organização administrativa do governo] como um todo poderia cair via Supremo [Tribunal Federal]. Essa é a intenção”, explicou.

Bolsonaro editou uma medida provisória para deixar sob a responsabilidade do Ministério da Agricultura a demarcação de terras indígenas e quilombolas. A MP nº 886, publicada no Diário Oficial da última quarta-feira (19/06/2018), altera o artigo 21 da Lei nº 13.844, que estabelece a nova organização administrativa do governo.

Com isso, “a identificação, o reconhecimento, a delimitação, a demarcação e a titulação das terras ocupadas pelos remanescentes das comunidades dos quilombos e das terras tradicionalmente ocupadas por indígenas” volta ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Lei nº 13.844 foi publicada no Diário Oficial dessa terça-feira (18/06/2019) e excluía a demarcação de terras indígenas da competência do ministério. Isso porque a comissão mista da MP da reforma administrativa no Congresso Nacional decidiu, em maio, que a demarcação deveria retornar para a Fundação Nacional do Índio (Funai), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tirando a alçada da Agricultura. O resultado foi considerado mais uma derrota para o governo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?