metropoles.com

Queiroga sobre reforço de vacina contra Covid: “Nós temos doses”

Declaração ocorre um dia após o Ministério da Saúde liberar a aplicação da 3ª dose contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, me coletiva de imprensa de apresentação do cronograma de vacinação da Covid-19 para 2022
1 de 1 ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, me coletiva de imprensa de apresentação do cronograma de vacinação da Covid-19 para 2022 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Um dia após liberar a aplicação da terceira dose contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, para todos os adultos acima de 18 anos, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu que a pasta tem doses suficientes para a ampliação.

“Nós temos doses, o que não era a realidade no começo da campanha. E aí nós queremos avançar ainda mais na segunda dose e seguir com a dose de reforço“, frisou o chefe da Saúde.

3 imagens
Mônica Calazans, primeira vacinada no Brasil, toma terceira dose da vacina contra a Covid-19
Vacinação contra a Covid-19
1 de 3

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Mônica Calazans, primeira vacinada no Brasil, toma terceira dose da vacina contra a Covid-19

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 3

Vacinação contra a Covid-19

Rodrigo Estrela/Ascom Aparecida de Goiânia

Segundo Queiroga, a intenção da pasta, neste momento, é intensificar a imunização de idosos, público mais vulnerável. As declarações foram dadas nesta quarta-feira (17/11).

O titular da pasta da Saúde voltou a defender a ampliação de público e a diminuição do intervalo da aplicação da dose de reforço. Agora, a aplicação será administrada após cinco meses da segunda dose. Antes, a exigência era de seis meses.

“As vacinas, todas elas, ao longo do tempo perdem a efetividade. Isso nós tomamos conhecimento em função das pesquisas”, salientou.

Entenda quem pode tomar e quando será a aplicação da 3ª dose

Entenda

Na terça-feira (16/11), o Ministério da Saúde anunciou que a dose de reforço contra a Covid-19 será ampliada a todos os adultos brasileiros, a partir dos 18 anos de idade.

De acordo com a pasta, a partir de agora, 100 milhões de brasileiros estão aptos a tomar a dose de reforço. A única exigência é que a segunda dose tenha sido aplicada há, no mínimo, cinco meses.

Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é que, com a atualização, 12,5 milhões de pessoas tomem a dose de reforço ainda no mês de novembro. Em dezembro, a estimativa é que 2,9 milhões recebam o reforço.

“O que norteia a dose de reforço? É a necessidade de reforçar o esquema imunológico. O que nos motivou foi colocar, primeiramente, os grupos prioritários, os mais idosos. Os primeiros a serem vacinados com as doses de reforço são os que têm a faixa etária mais elevada, mas temos outros grupos com a faixa etária mais abaixo. Então, liberamos para qualquer pessoa, depois dos cinco meses”, informou Rosana Leite de Melo, secretária Extraordinária de Atenção à Covid-19.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?