metropoles.com

Queiroga será mais voltado para a “questão da medicina”, diz Bolsonaro

Marcelo Queiroga foi anunciado pelo presidente há uma semana, mas troca oficial no Ministério da Saúde já foi adiada por duas vezes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/ Metrópoles
Marcelo Queiroga
1 de 1 Marcelo Queiroga - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta segunda-feira (22/3) que a gestão do futuro ministro da Saúde, o médico cardiologista Marcelo Queiroga, será “muito mais voltada para a questão da medicina”.

Por ser militar, o atual ministro, Eduardo Pazuello, vem sendo criticado pela forma como o governo tem conduzido a pandemia no Brasil, que se aproxima dos 300 mil mortos.

Desde que assumiu o comando da Saúde, o general é frequentemente criticado por não ter um “perfil técnico”, sem experiência médica, sendo apenas um “ajudante de ordens de Bolsonaro”, como definem alguns políticos da oposição. O país também enfrenta dificuldades na aquisição de doses da vacina contra a Covid-19.

Durante evento no Palácio do Planalto, nesta tarde, Bolsonaro afirmou ter “orgulho” de Pazuello no trabalho que o general fez “no tocante à vacina”, mas que Queiroga “é um médico experiente”.

“[Queiroga] Vai, obviamente, fazer um segundo tempo de um ministério voltado muito mais, muito mais agora, para a questão da medicina. Mas não temos ainda a cura do vírus. Estamos buscando. Estamos fazendo parcerias com outros países. O Brasil, brevemente, vai fabricar vacina e exportar. Há pouco tínhamos a tecnologia de fazer IFAs. Perdemos a tecnologia com o descaso. Estamos recuperando isso. Daqui a poucos meses vamos ter como ter IFA no Brasil. E seremos exportadores de vacina. Isso é orgulho para nós. Vamos destruir o vírus e não atacar o governo. Não pode essa questão continuar sendo politizada em nosso Brasil”, declarou o presidente.

Demora na nomeação

Marcelo Queiroga foi anunciado por Bolsonaro há exatamente uma semana, mas a troca oficial no Ministério da Saúde já foi adiada por duas vezes. Agora, a expectativa é que as mudanças sejam oficializadas na próxima quinta-feira (25/3).

O atraso ocorre por dois motivos. Um deles é que Queiroga consta como administrador de duas empresas com registro na Receita Federal.

Por lei, servidores públicos estatuários são proibidos de serem sócios-administradores de empresas privadas. No caso de Queiroga, ele é sócio administrador de duas clínicas de cardiologia em João Pessoa (PB). Para assumir o cargo de ministro, é necessário que ele deixe a administração das empresas, embora possa continuar sendo sócio.

De acordo com registros da Receita, Marcelo Queiroga é sócio de três empresas, sendo sócio-administrador das duas últimas: Centro de Cardiologia Não Invasiva da Paraíba; Hemocard Clínica de Cardiologia e Hemodinâmica; e Cardiocenter Centro de Diagnóstico e Tratamento das Doenças Cardiológicas.

Além disso, o atraso para a troca na Saúde se deve também à busca por uma “saída honrosa” para Pazuello. Desgastado, o general pode vir a ocupar outro cargo no governo, mas o martelo ainda não foi batido.

A preocupação em garantir ao militar um cargo no governo é para manter o foro privilegiado, já que Pazuello é alvo de ações por atos temerários ou mesmo ilegais que cometeu como titular da pasta da Saúde.

4 imagens
Marcelo Queiroga ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado
Ele é o 4º ministro da Pasta na gestão de Jair Bolsonaro
Queiroga substitui Eduardo Pazuello
1 de 4

Novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Reprodução/Redes sociais
2 de 4

Marcelo Queiroga ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado

Reprodução/Redes Sociais
3 de 4

Ele é o 4º ministro da Pasta na gestão de Jair Bolsonaro

Geraldo Magela/Agência Senado
4 de 4

Queiroga substitui Eduardo Pazuello

Divulgação/AMB

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?