metropoles.com

Queiroga: infectologista comandará Secretaria de Enfrentamento à Covid

Luana Araújo é infectologista e epidemiologista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Infectologista Luana Araújo
1 de 1 Infectologista Luana Araújo - Foto: Reprodução/Twitter

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nomeou, nesta quarta-feira (12/5), a infectologista Luana Araújo para o comando da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19.

A escolha da profissional para o comando da secretaria foi anunciada durante evento de lançamento da Campanha de Conscientização sobre Medidas Preventivas e Vacinação Contra a Covid-19.

Luana Araújo é infectologista e epidemiologista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e pós-graduada pela Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos

“Minha experiência é trabalhar com preparo e resposta. Isso foi o que me trouxe hoje para essa posição”, afirmou Luana. A profissional disse ter atuado na linha de frente do enfrentamento à Covid-19.

Apesar da marcante presença de militares em diversas áreas do governo federal – como a do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello – Queiroga disse, durante a cerimônia, que a escolha de uma técnica para o Ministério da Saúde foi “determinação do presidente Jair Bolsonaro”.

O nome cotado para assumir o comando da secretaria era o da enfermeira Francielle Fontana, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI). Queiroga já havia adiantado que ela seria a responsável pela área. No entanto, Francielle segue no comando do PNI.

Secretaria Extraordinária

A secretaria foi definida em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na última segunda-feira (10/5). De acordo com a pasta,  a proposta é centralizar as ações de todas as secretarias do ministério em um só lugar.

A ação foi lançada mais de um ano após o início da pandemia. Desde então, o país passou da marca de 420 mil mortos por Covid-19.

Além do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participaram do evento a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?