metropoles.com

Queiroga diz que nova secretária deve “harmonizar” combate à Covid-19

Declaração foi dada durante visita a uma unidade de saúde em Cristalina (GO). Ministro elogiou o currículo da médica nomeada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul
Rosana
1 de 1 Rosana - Foto: Hospital Regional de Mato Grosso do Sul

Cristalina (GO) – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a  médica Rosana Leite de Melo, nomeada secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, deverá “harmonizar” o combate à doença.

A informação foi dada nesta quinta-feira (17/6) durante visita a uma unidade básica de saúde em Cristalina, município goiano que fica a 135km de Brasília. No local funciona o projeto-piloto de telessaúde que o governo pretende ampliar até o fim do ano.

Segundo o ministro da Saúde, Rosana tem capacidade técnica e atende ao perfil que ele buscava para o cargo. A nomeação foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU).

“É o perfil adequado para trabalhar comigo para o enfrentamento da Covid-19”, salientou.

Apesar disso, Queiroga disse que o comando não muda neste momento. “Não é questão de mudar. Quem dirige o Ministério da Saúde é o ministro da Saúde. O objetivo da secretária é harmonizar e centralizar as ações para que tenhamos mais efetividade no enfrentamento da pandemia e dialogar com estados e municípios”, destacou.

Ele defendeu a escolha e elogiou o currículo da nova secretária. “Busquei [com a indicação] harmonizar as relações e avançarmos no que interessa: vacinar a população brasileira”, frisou.

A secretaria foi criada – um ano e dois meses depois do começo da pandemia – para coordenar as medidas a serem executadas para combater a doença causada pelo novo coronavírus.

Rosana é a primeira pessoa a ocupar o cargo. Francieli Fantinato chegou a ser indicada, mas assumiu a coordenação do Plano Nacional de Imunização (PNI). Depois, a infectologista Luana Araújo foi anunciada para a função, mas teve o nome rejeitado pelo Palácio do Planalto.

Rosana Leite de Melo possui residência em cirurgia geral e em oncologia e faz parte do Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul desde 2013. No governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), ela ocupou o cargo de coordenadora-geral das Residências em Saúde do Ministério da Educação.

Desde novembro de 2019, Rosana ocupa a função de diretora-presidente do Hospital Regional do Mato Grosso do Sul.

A secretaria

Segundo o decreto de criação, o órgão deve propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à Covid-19.

Além disso, deveria manter articulação com os gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal e coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?