Queiroga diz que nova secretária deve “harmonizar” combate à Covid-19
Declaração foi dada durante visita a uma unidade de saúde em Cristalina (GO). Ministro elogiou o currículo da médica nomeada
atualizado
Compartilhar notícia
Cristalina (GO) – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a médica Rosana Leite de Melo, nomeada secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, deverá “harmonizar” o combate à doença.
A informação foi dada nesta quinta-feira (17/6) durante visita a uma unidade básica de saúde em Cristalina, município goiano que fica a 135km de Brasília. No local funciona o projeto-piloto de telessaúde que o governo pretende ampliar até o fim do ano.
Segundo o ministro da Saúde, Rosana tem capacidade técnica e atende ao perfil que ele buscava para o cargo. A nomeação foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU).
“É o perfil adequado para trabalhar comigo para o enfrentamento da Covid-19”, salientou.
Apesar disso, Queiroga disse que o comando não muda neste momento. “Não é questão de mudar. Quem dirige o Ministério da Saúde é o ministro da Saúde. O objetivo da secretária é harmonizar e centralizar as ações para que tenhamos mais efetividade no enfrentamento da pandemia e dialogar com estados e municípios”, destacou.
Ele defendeu a escolha e elogiou o currículo da nova secretária. “Busquei [com a indicação] harmonizar as relações e avançarmos no que interessa: vacinar a população brasileira”, frisou.
A secretaria foi criada – um ano e dois meses depois do começo da pandemia – para coordenar as medidas a serem executadas para combater a doença causada pelo novo coronavírus.
Rosana é a primeira pessoa a ocupar o cargo. Francieli Fantinato chegou a ser indicada, mas assumiu a coordenação do Plano Nacional de Imunização (PNI). Depois, a infectologista Luana Araújo foi anunciada para a função, mas teve o nome rejeitado pelo Palácio do Planalto.
Rosana Leite de Melo possui residência em cirurgia geral e em oncologia e faz parte do Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul desde 2013. No governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), ela ocupou o cargo de coordenadora-geral das Residências em Saúde do Ministério da Educação.
Desde novembro de 2019, Rosana ocupa a função de diretora-presidente do Hospital Regional do Mato Grosso do Sul.
A secretaria
Segundo o decreto de criação, o órgão deve propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à Covid-19.
Além disso, deveria manter articulação com os gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal e coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19.