metropoles.com

Queiroga critica Doria por promessa de 4ª dose: “Sempre interferindo”

O ministro da Saúde ressaltou que a prioridade da pasta, neste momento, é concluir a terceira dose para impedir propagação da Ômicron

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anuncia durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira 5:01, a inclusão de crianças de 5 a 11 anos contra covid 19
1 de 1 Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anuncia durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira 5:01, a inclusão de crianças de 5 a 11 anos contra covid 19 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou nesta quarta-feira (9/2) o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por ele ter já falado sobre a quarta dose da vacina contra a Covid-19. Para o ministro, o tucano está sempre interferindo na estratégia de vacinação, que é responsabilidade do Ministério da Saúde.

“Não conversei com o governador sobre isso não. Esse assunto nós já sabemos, não é? O governador de São Paulo e outros chefes de executivos, seja de estado e município, muitas vezes eles interferem no processo decisório a respeito da imunização”, disse Queiroga.

“Às vezes são interferências que são oportunas, mas essas questões devem ser discutidas no âmbito do Ministério da Saúde, que é quem lidera esse processo, até porque é quem tem obrigação de garantir aos brasileiros esse direitos”, reclamou Queiroga.

“Nossa gestão já distribuiu mais de 400 milhões de doses e todas as doses são distribuída pelo Ministério da Saúde. O programa é gerenciado pela Secovid e as doses são entregues conforme decisões técnicas. Então se cada um quiser seguir de uma forma, o que vai acontecer? Quem tem responsabilidade de garantir as doses? Há uma logística de distribuição das doses”, completou.

As afirmações de Doria sobre a aplicação da quarta dose em São Paulo ocorreram pela manhã, em entrevista à rádio Eldorado. Na parte da tarde, no entanto, o próprio governador e membros do governo pediram cautela. Doria e o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmaram que se trata apenas de uma consideração e que o foco atual é completar o esquema vacinal de quem está com a segunda e terceira doses atrasadas.

O ministro também apontou a necessidade de se priorizar, no momento, a aplicação da terceira dose. “Quer saber qual é prioridade? Avançar na dose de reforço. Se avançar na terceira dose, vamos ter mais preparo para enfrentar a variante Ômicron”, destacou.

Efeito cascata

As declarações de Queiroga ocorreram na saída de um encontro com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). O ministro informou ainda que foi à Câmara tratar de projetos de interesse do governo, entre eles o PL que define funções e atribuição de profissionais de enfermagem e a legislação sobre planos de saúde, além do tema da telemedicina.

Ao ser questionado se teme um efeito cascata em relação à quarta dose por parte de governadores e prefeitos, o ministro pediu equilíbrio e tranquilidade e respeito à ciência.

“Eu não temo nada, estou preparado para fazer política pública e a gente tem que passar para a sociedade uma mensagem de equilíbrio, de tranquilidade. para avançarmos juntos seguindo a orientação central baseada em evidências científicas de melhor qualidade”. concluiu.

7 imagens
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebe doses de vacinas contra a Covid para crianças
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
1 de 7

Reprodução/Instagram
2 de 7

Reprodução/Instagram
3 de 7

Sam Pancher/Metrópoles
4 de 7

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebe doses de vacinas contra a Covid para crianças

Sam Pancher/Metrópoles
5 de 7

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 7

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?