metropoles.com

Queiroga coloca crítico da cloroquina em equipe de combate à Covid

Professor da USP, Carlos Carvalho é um dos maiores críticos à principal bandeira do presidente Bolsonaro, o tratamento precoce

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HCFMUSP
Carlos Carvalho, Diretor da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (InCor) do HCFMUSP
1 de 1 Carlos Carvalho, Diretor da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (InCor) do HCFMUSP - Foto: HCFMUSP

O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chamou para a equipe de protocolos para o combate à Covid-19 um dos principais críticos ao tratamento precoce com cloroquina, o especialista Carlos Carvalho.

O uso da cloroquina no combate ao vírus é uma bandeira ferrenhamente defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Durante a coletiva de imprensa com Queiroga, na quarta-feira (24/3), realizada no Palácio do Planalto, o nome de Carlos Carvalho foi anunciado pelo chefe da pasta, para coordenar um grupo de protocolos contra o vírus. Segundo a Folha de S. Paulo, a equipe se baseará nas mesmas medidas adotadas pelo Hospital das Clínicas e InCor.

“A falta de organização central e as informações desconexas sobre medicação sem eficácia contribuíram para a letalidade maior na nossa população. Não vou dizer que representa 1% ou 99% (das mortes), mas contribuiu”, disse Carvalho em entrevista à BBC News Brasil.

Por outro lado, mesmo tendo adotado um tom mais brando e convocado um médico para chefiar a Saúde, Bolsonaro insiste em defender o tratamento precoce, já comprovado cientificamente ineficaz contra o novo coronavírus. Na sexta-feira (19/3), por exemplo, o mandatário do país voltou a defender publicamente a chamada “nebulização da hidroxicloroquina”.

Questionado pela Folha sobre o cargo, Carvalho disse que ajudará Queiroga neste momento crítico, mas que não fará parte do ministério e não terá cargo específico.

“Coordeno a teleUTI do InCor HCFMUSP [Hospital da Faculdade de Medicina da USP], tendo realizado mais de 7 mil atendimentos em diferentes hospitais públicos do estado de SP. Nesse sentido, capacitação de equipes e teleconsultoria, disse que poderia contribuir”, afirmou o professor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?