metropoles.com

“Quebra de paradigma”, diz Araújo sobre apoio ao embargo a Cuba

Pela primeira vez em 27 anos, Brasil votou contra a resolução da ONU que pede o fim do embargo norte-americano a Cuba

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raylson Ribeiro/MRE
Ernesto-Araújo2
1 de 1 Ernesto-Araújo2 - Foto: Raylson Ribeiro/MRE

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, comentou nesta sexta-feira (08/11/2019) a decisão de o Brasil ter apresentado voto contrário à resolução que condena o embargo a Cuba na Organização das Nações Unidas (ONU). Depois de receber, no Palácio do Itamaraty, ministros de relações exteriores de países integrantes do Grupo de Lima, o chanceler disse que o voto é uma “quebra de paradigma”.

Pela primeira vez em 27 anos, o Brasil votou contra a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que pede o fim do embargo norte-americano a Cuba, alterando uma posição diplomática adotada desde 1992, quando se votou pela primeira vez pela condenação ao embargo, ainda no governo do ex-presidente Fernando Collor de Melo.

A resolução foi votada nesta quinta-feira (07/11/2019) na plenária da Assembleia-Geral da ONU e foi aprovada por 187 votos a favor, três contra, e duas abstenções. Além do Brasil, os únicos países que votaram contra a resolução foram Israel e os próprios EUA. Colômbia e Ucrânia se abstiveram.

“Nós achamos que essa postura, embora o Brasil sempre rejeite o unilateralismo em qualquer circunstância dessa natureza, nós achamos que é absolutamente imperioso quebrar um paradigma que existe há quase 60 anos no ambiente multilateral, que é um paradigma de um certo e incompreensível prestígio que Cuba goza nesse âmbito”, declarou Ernesto Araújo.
De acordo com o ministro, o país cubano desempenha um “papel nefasto” na Venezuela, além de apoiar atividades ilícitas. Como exemplo, Araújo disse que Cuba acolhe organizações terroristas.
“Achamos que é fundamental em todas as instâncias que chamemos a atenção para esse papel que Cuba desempenha há 60 anos, não só na Venezuela, na tentativa de exportar a ditadura para praticamente para toda a América Latina. E nosso voto deve ser entendido nesse sentido”, acrescentou.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?