metropoles.com

“Que os ares sejam democráticos”, diz Marco Aurélio sobre Eduardo

Após fala do deputado federal a respeito de novo AI-5, ministro do STF frisou que o cuidado deve ser maior em época de crise

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Marco Aurélio Mello
1 de 1 Marco Aurélio Mello - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Ao reagir à declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) de que poderia “responder” à esquerda com “novo AI-5”, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STFMarco Aurélio Mello questionou: “Aonde vamos parar com tanto esgarçamento e abandono a princípios?”.

Em mensagem enviada ao Metrópoles, o magistrado afirmou ainda que, “em época de crise, o cuidado há de ser maior, observando-se garantias legais e constitucionais”. “Que os ares sejam democráticos e republicanos”, salientou.

A fala de Eduardo se deu em entrevista à jornalista Leda Nagle, no contexto em que o congressista comentava as manifestações de rua no Chile. “Se a esquerda radicalizar a esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta. E uma resposta pode ser via um novo AI-5, pode ser via uma legislação aprovada por meio de um plebiscito, como ocorreu na Itália. Alguma resposta vai ter que ser dada”, enfatizou.

Editado durante o período mais repressivo da ditadura militar no Brasil, o AI-5 resultou na cassação de direitos civis e políticos e inclusive no fechamento do Congresso Nacional. Com os 12 artigos do texto, o general Arthur da Costa e Silva passou a ter direito de cassar mandatos, demitir e aposentar juízes e funcionários públicos, legislar por decreto e instituir a censura no país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?