metropoles.com

“Que ele mantenha tudo o que vazou”, diz Aziz sobre relatório de Renan

Incomodado, presidente da CPI da Covid-19 disse que, apesar de discordar da forma como o colega agiu, votará a favor do relatório

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Omar Aziz_CPI da Covid
1 de 1 Omar Aziz_CPI da Covid - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Visivelmente irritado com o vazamento do relatório final da CPI da Covid-19, o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou, nesta segunda-feira (18/10), que o relator Renan Calheiros (MDB-AL) não tem o direito de fazer qualquer alteração no documento após tê-lo vazado.

No entanto, apesar de discordar da forma como o colega lidou com a situação, Aziz disse que votará a favor do relatório.

O vazamento do relatório incomodou membros do G7, grupo majoritário que comanda os trabalhos no colegiado, entre eles o presidente, que não gostou de saber do conteúdo pela imprensa. O grupo havia combinado que se reuniria nesta segunda para debater detalhes do documento, mas o encontro foi cancelado.

“Eu sugiro ao presidente Renan [Calheiros] que tudo aquilo que já vazou ele não tire uma linha, zero. Ele não tem o direito de fazer isso agora nem nós de pedirmos. O que queríamos era dar nossa contribuição para saber se tudo o que investigamos está dentro do relatório. Não é retirar. Se ele está tipificando, deve ter o argumento lá. Não quero que ele tire nada, nenhuma linha”, declarou Aziz a jornalistas.

“Você não pode jogar tinta nas pessoas e depois tirar. Antes de vazar, poderia mudar de ideia. Agora ele não tem mais direito de mudar”, acrescentou.

Pressão do relator

O presidente do colegiado interpretou o vazamento como forma de pressão para impor o relatório. Após a audiência pública com vítimas da Covid-19, Aziz se reuniu rapidamente com o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e com o senador Humberto Costa (PT-PE). Calheiros não participou.

5 imagens
Sessão da CPI da Covid-19
CPI da Covid-19
CPI da Covid-19
Sessão da CPI da Covid-19
1 de 5

Cúpula da CPI da Covid-19 debatendo durante sessão

Pedro França/Agência Senado
2 de 5

Sessão da CPI da Covid-19

Pedro França/Agência Senado
3 de 5

CPI da Covid-19

4 de 5

CPI da Covid-19

Leopoldo Silva/Agência Senado
5 de 5

Sessão da CPI da Covid-19

Hugo Barreto/Metrópoles

Aziz destacou que o seu receio é jogar fora o trabalho por falta de embasamento técnico correto no relatório.

“Sabe qual é o meu receio? Você tipificar uma coisa e isso cair por falta de conteúdo e colocar tudo a perder. Esse é meu medo. É quando você faz uma denúncia frágil, sem embasamento técnico e isso cair. Isso me preocupa. Não adianta te acusar de 10 coisas, preciso te acusar de uma coisa bem feita e você será condenado do mesmo jeito”, disse.

O relatório final será apresentado e lido em plenário na próxima quarta-feira (20/10). A votação será realizada no dia 26 de outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?