metropoles.com

Quarentenado, Lula cobra dinheiro a pobres: “Para ficar em casa”

Em entrevista virtual, ex-presidente diz que Bolsonaro “não tem estrutura psicológica para governar” com o coronavírus e defende isolamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Ex-presidente Lula concede entrevista virtual
1 de 1 Ex-presidente Lula concede entrevista virtual - Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quarta-feira (01/04) o isolamento social como forma de evitar a propagação do coronavírus e cobrou do governo que dê garantias aos brasileiros para que eles possam ficar em casa. Cumprindo quarentena após ter chegado da Europa há 20 dias, Lula avaliou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “não tem estrutura psicológica para governar o país”. Segundo Lula, “ele não fala coisa por coisa”.

A fala foi em entrevista a veículos de comunicação alinhados com a esquerda e aconteceu de forma virtual. Para Lula, na luta contra o coronavírus, “a primeira prioridade é convencer pessoas de que isolamento é melhor forma de evitar o vírus. É o que as pessoas de bom senso falam, mas Bolsonaro continua com dúvida e passando dúvida pra sociedade”.

O ex-presidente cobrou de Bolsonaro a distribuição imediata da renda mínima de R$ 600 para os trabalhadores informais. “O Congresso aprovou e Guedes e Bolsonaro não liberaram. Só liberaram rapidinho o dinheiro dos bancos, sem cobrar contrapartida”, criticou. “Para os pobres, Guedes disse que só lá para 16 de abril e não sabe como vai pagar”.

Lula pediu ainda que governadores e prefeitos sigam se coordenando para combater o coronavírus, “já que o governo federal está paralisado”. “O ministro da Saúde fica procurando palavras para dizer que é necessário o isolamento sem desagradar seu chefe”, afirmou.

Pedido de renúncia
Apesar de criticar a postura de Bolsonaro, Lula avalia que ainda “precisa provar algum crime de responsabilidade” para que seja feito um processo de impeachment. “O ideal seria a renúncia”, disse.

Veja a íntegra da entrevista pela transmissão da revista Fórum:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?