metropoles.com

Qualquer coisa válida contra a Covid-19 deve ser usada, diz Mourão

Vice-presidente tinha afirmado que a única saída definitiva para conter o avanço do novo coronavírus era vacinar “todo mundo”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Hamilton Mourão
1 de 1 Hamilton Mourão - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou, na manhã desta quarta-feira (3/3), que “qualquer coisa” que for válida contra a Covid-19 deve ser utilizada. O general havia sido perguntado sobre a possibilidade de importação do spray nasal de Israel.

“A medicina brasileira conseguiu desenvolver uma série de procedimentos – e aí vai de acordo com cada profissional de saúde – que permite que hoje, 97,5% das pessoas que são infectadas não tenham problema nenhum e se curem da doença. Qualquer outra coisa que for válida, comprovadamente, pode ser utilizada”, sugeriu.

Desde o começo do mês de fevereiro o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem afirmado que mandará uma comitiva a Israel em busca da medicação, que ainda está em fase de testes. Na terça-feira (2/3), o chefe do Executivo confirmou que a comitiva chefiada pelo chanceler brasileiro Ernesto Araújo será enviada ao país no próximo sábado (6/2).

“Decisão é decisão, não compete a mim analisar. Vamos lembrar o seguinte: a vacina é o último remédio que nós temos, aquele que vai realmente impedir que a pessoa mesmo sendo contaminada entre numa situação crítica que pode levar ao óbito”, disse Mourão sobre a decisão de enviar a comitiva a Israel.

Na sexta-feira (26/2), o ministro da Saúde de Israel, Yuli Edelstein, afirmou à Reuters que o país já aplicou a primeira dose da vacina contra Covid-19 em 50% da população israelense, sendo que 35% desse percentual também recebeu a 2º dose, ou seja, menos 95,8% de risco de contaminação pela Covid-19.

O spray nasal que Bolsonaro deseja importar ainda está em fase de estudos e foi testado em apenas 30 pessoas. Os pesquisadores informaram que os pacientes tinham entre 18 e 85 anos, mas não deixaram claro a idade dos participantes do experimento.

De acordo com o governo israelense, o spray deve ser inalado uma vez ao dia, por alguns minutos, durante cinco dias, para o tratamento de pacientes hospitalizados com a infecção. Ele é direcionado diretamente para os pulmões.

Se trazido para o Brasil o medicamento precisará passar, primeiro, pelo crivo da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?