metropoles.com

PT quer falar com líderes e esperar Lula para definir texto final de PEC

Equipe de Lula fará série de reuniões com partidos para fechar a proposta que vai começar a tramitar no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
O coordenador da transição e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, anuncia mais nomes pra transição do novo governo. Ele fala em púlpito ao lado de diversos membros da equipe - Metrópoles
1 de 1 O coordenador da transição e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, anuncia mais nomes pra transição do novo governo. Ele fala em púlpito ao lado de diversos membros da equipe - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A equipe de transição do futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende consultar todos os líderes partidários antes de bater o martelo sobre o texto final da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. O grupo ainda deverá esperar o aval de Lula para encaminhar a proposta ao Senado, onde começará a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça.

Nesta segunda-feira (21/11), a equipe reuniu-se com a bancada do PT. Estiveram presentes os senadores Paulo Rocha, líder do partido na Casa, Wellington Dias (PT-PI), Jean Paul Prates (PT-RJ), Rogério Carvalho (PT-SE), Humberto Costa (PT-PE), Jaques Wagner (PT-RJ) e Teresa Leitão (PT-PE).

O novo governo trabalha para chegar a um consenso sobre a PEC. A medida busca viabilizar os compromissos feitos ainda em campanha pelo novo chefe do Executivo e prevê um impacto financeiro de quase R$ 200 bilhões. Em síntese, a proposta busca excepcionalizar do teto de gastos públicos o atual Auxílio Brasil, que voltará a ser chamado de Bolsa Família a partir do próximo ano. Pelo texto atual, a ideia seria permanente.

Há, no momento, uma incerteza sobre por quanto tempo o montante ficaria de fora do teto. Os parlamentares discutem, por exemplo, a alternativa de fixar o prazo em quatro anos para excepcionalizar o benefício do Bolsa Família.  O teto de gastos é a regra fiscal que limita o crescimento das despesas da União à inflação do ano anterior.

Em conversa com a imprensa, o líder Paulo Rocha ponderou que a possibilidade pode ser acatada.

“Se for o caso, ficamos com isso [só 4 anos fora do teto]. Nós queremos a eternidade, mas se não tem, ficamos com o meio termo de quatro anos”, disse.

A expectativa é de que a equipe transição finalize o texto até quarta-feira (23/11). Desta forma, conseguiriam colher as sugestões de bancadas e levar o documento oficial a Lula. O futuro presidente deve desembarcar em Brasília na noite desta terça (22) e se reunir com seu partido.

Para começar a tramitar no Senado, a PEC precisa ter o apoio de pelo menos um terço dos senadores, ou seja, 27. O governo eleito prevê que o texto será aprovado na primeira Casa até 25 de novembro, e na Câmara dos Deputados até 9 de dezembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?