PT fará vigília em Porto Alegre para julgamento de Lula no TRF-4
O partido quer reafirmar “a defesa intransigente da democracia e do direito de Lula ser candidato em 2018”
atualizado
Compartilhar notícia
A Executiva do PT no Rio Grande do Sul pretende organizar caravanas no estado com destino a Porto Alegre para uma vigília em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula (PT) no dia 24 de janeiro, quando sua apelação será julgada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Por enquanto, a presença de Lula nessas caravanas não está prevista. A informação é do portal UOL.
Lula foi sentenciado em julho pelo juiz Sergio Moro a nove anos e seis meses de prisão e espera em liberdade o julgamento do recurso no tribunal de Porto Alegre.“Vai pipocar coisa acontecendo em todo o canto do país. Ele (Lula) não vai ter condição de ir a todos os lugares”, disse ao UOL o presidente do diretório estadual, deputado federal Pepe Vargas (PT-RS).
Diz o texto que, com essas movimentações, o PT gaúcho quer reafirmar “a defesa intransigente da democracia e do direito de Lula ser candidato em 2018”. Para Vargas, as ações a favor de Lula “vão fortalecer a figura dele independentemente do que o Tribunal decidir”.
O ex-presidente foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do tríplex. Caso o TRF-4 confirme a condenação de Lula, no julgamento marcada para janeiro, o petista poderia ficar fora da disputa presidencial de 2018. Atualmente, o ex-presidente lidera todas as pesquisas de intenção de votos para a disputa pelo Planalto.