metropoles.com

PT e PSB formalizam apoio à reeleição de Lira na Câmara dos Deputados

O PT, do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu apoiar Arthur Lira (PP-AL) na recondução à presidência da Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, discursa durante sessão Solene destinada à entrega da medalha Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional ao Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Ele discursa na mesa diretora - Metrópoles
1 de 1 Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, discursa durante sessão Solene destinada à entrega da medalha Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional ao Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Ele discursa na mesa diretora - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, assim como o PV e o PCdoB, formalizaram o apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (29/11). A disputa está marcada para fevereiro de 2023, e o vencedor vai liderar a Casa pelos próximos dois anos, no biênio 2023-2024.

Conforme antecipou a coluna de Igor Gadelha,do Metrópoles, o PSB, do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, também aderiu ao apoio à recondução do atual presidente da Câmara.

O anúncio foi feito pelos líderes de cada partido. Pelo PT, o deputado Reginaldo Lopes (MG), ressaltou que Lira foi o “primeiro” a reconhecer o resultado das urnas, em 30 de outubro.

“Nós decidimos pelo apoio à reeleição do presidente Arthur Lira, compreendendo que o próprio presidente foi o primeiro a reconhecer a legitimidade das urnas popular e nós entendemos que é fundamental essa estabilidade institucional”, disse Lopes.

O PSB – partido do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, que não integra a federação – também anunciou apoio à reeleição de Lira. A sigla terá 14 deputados no ano que vem.

Juntas, a bancadas da federação reúne 80 deputados em 2023: – PT: 68; PV: 6 e PCdoB: 6. O PSB terá 14 deputados na próxima legislatura.

Em 2021, PT e PSB declararam apoio ao concorrente de Lira, Baleia Rossi (MDB-SP). Antes, a sigla petista já havia sinalizado que não participaria da disputa para a presidência da Casa. Isso porque o foco está em conseguir emplacar o comando das principais comissões na Câmara, como a de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão Mista (CMO) e Finanças e Tributação (CFT).

O partido de Lula também tenta negociar a construção de um bloco partirdário, considerado “bloco de governabilidade”, que costura pelo menos 15 partidos, segundo o líder do PT, Reginaldo Lopes.

O tamanho dos partidos, bancadas e blocos são amplamente considerados quando se trata da distribuição das vagas na Mesa Diretora, que organiza a condução dos trabalhos e administração da Casa, além das presidêndencias de comissões.  Nesse sentido, as maiores têm direito às primeiras escolhas; o número de comissões varia de forma proporcional à quantidade de parlamentares. Historicamente, no começo de cada mandato, os partidos se reúnem em blocos para garantir maioria e ter mais comissões.

Outros 11 partidos anunciaram apoio à reeleição de Lira. PPUnião BrasilRepublicanosPodemosPDTPSCPVPTBPatriotaSolidariedade e ProsPL e PSD indicaram que devem apoiar a recondução do atual presidente da Câmara. O MDB, provavelmente, fechará com Lira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?