metropoles.com

PT e PDT reúnem bancadas para discutir apoio à reeleição de Lira

Parlamentares do PT também esperam se encontrar com os deputados da federação do PCdoB e PV para discutir possível apoio a Arthur Lira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, discursa durante sessão Solene destinada à entrega da medalha Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional ao Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Ele discursa na mesa diretora - Metrópoles
1 de 1 Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, discursa durante sessão Solene destinada à entrega da medalha Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional ao Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Ele discursa na mesa diretora - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Os deputados de oposição do PT e PDT reúnem suas bancadas nesta terça-feira (22/11) para discutir possível apoio formal à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à Presidência da Câmara dos Deputados. Os parlamentares do PT também esperam se encontrar com os deputados da federação do PCdoB e PV a fim de promover o debate.

Antes, o partido do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva já havia sinalizado que não entraria na disputa pelo comando de nenhuma das casas do Legislativo. A eleição interna para as mesas da Câmara e do Senado Federal ocorrerá em fevereiro.

“O presidente Lula já pediu para que o Partido dos Trabalhadores discuta uma posição de não apresentar candidaturas às presidências da Câmara e do Senado. Isso é uma medida que pode parecer simplória, mas não é. Ela facilita, ajuda no diálogo”, disse o senador eleito Wellington Dias, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

O ex-governador do Piauí é um dos principais articuladores políticos de Lula.

Aliados do partido ouvidos pelo Metrópoles afirmam que a disponibilidade colocada à mesa por Arthur Lira faz com que os partidos de diferentes ideologias consigam “diálogar bem e superar as adversidades”.

Conforme noticiado pela coluna de Guilherme Amado, nos últimos dias, aliados do deputado fizeram chegar ao PT que o alagoano nunca viu Lula como inimigo, mas apenas como adversário na corrida eleitoral deste ano. E que, na Presidência da Câmara, não criará obstáculos para pautar matérias consideradas importantes pelo futuro governo.

Enquanto isso, o PDT, de Carlos Luppi, ouvirá seus partidários nas próximas duas semanas. De acordo com parlamentares próximos ao presidente nacional pedetista, há consenso sobre o nome de Lira na recondução à Câmara dos Deputados.

Mais cedo, o Republicanos, partido aliado de Jair Bolsonaro (PL), informou que não fará oposição ao governo Lula e que também apoiará a reeleição de Lira.

A manifestação de apoio ao atual presidente da Câmara ocorre em meio às negociações pela aprovação da PEC da Transição, uma das prioridades do próximo governo para conseguir manter o Auxílio Brasil em R$ 600 e garantir aumento real de salário mínimo. Ambas as propostas foram prometidas por Lula durante a campanha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?