PT decide intervir e retirar legenda de candidato a prefeito de João Pessoa
Para direção nacional do partido, Anísio Maia quebrou confiança ao entrar na Justiça contra o partido para garantir seu nome na disputa
atualizado
Compartilhar notícia
O diretório nacional do PT decidiu intervir na direção do partido em João Pessoa, capital da Paraíba. O partido pretende retirar a legenda da candidatura de Anísio Maia (PT) para dar apoio ao candidato do PSB à prefeitura, o ex-governador Ricardo Coutinho.
A decisão foi tomada após Maia conseguir na Justiça uma liminar garantindo sua candidatura, apesar do acordo firmado no âmbito nacional para apoiar o ex-governador.
Para confirmar a decisão de intervenção, o diretório nacional do PT marcou reunião para a próxima quarta-feira (14/10). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente do partido, deputada Gleisi Hoffmann, apoiam a intervenção.
O principal fator que contribuiu para a decisão, segundo petistas, foi o candidato Anísio Maia ter entrado na Justiça contra o próprio partido.
Anísio Maia pertence a uma corrente de esquerda do PT, a Articulação de Esquerda, que tem como expoentes o deputado Rui Falcão, que já esteve no comando do partido, e o historiador Valter Pomar.
O candidato Anísio Maia, por sua vez, disse que recorrerá novamente à Justiça contra a intervenção.
Acusado de desvios nas áreas de Saúde e Educação, Coutinho foi preso em dezembro de 2019, mas acabou saindo da prisão por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).