PT articula encontro de Lula com líderes do MDB nesta segunda (28)
A reunião do presidente eleito com emedebistas acontece em meio às negociações para destravar a PEC da Transição
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve se reunir na noite desta segunda-feira (28/11) com caciques do MDB, em Brasília. O encontro com emedebistas acontece em meio às negociações para destravar a PEC da Transição. A informação foi confirmada ao Metrópoles por líderes dos dois partidos.
A expectativa é de que o assunto principal da reunião seja a PEC. Ao Senado, onde começará a tramitação da proposta, foi entregue uma minuta do texto. No entanto, a redação final ainda não obteve consenso. O prazo de entrega à Casa é na próxima terça, 29 de novembro.
A proposta é uma das principais apostas do futuro governo para conseguir bancar os gastos prometidos durante a campanha, como o Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família) em R$ 600, em 2023.
Lula desembarcou em Brasília neste domingo (27/11), com Fernando Haddad e sua esposa, Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja. A expectativa é de que o futuro presidente foque nas discussões e articulações sobre a PEC, além de discutir o anúncio dos nomes de ministros que atuarão em seu governo.
O petista era esperado na capital do país desde a semana passada. No entanto, a viagem teve que ser adiada porque ele passou por um procedimento cirúrgico e precisava se recuperar.
No início do mês, o PT formalizou o convite para o MDB integrar a equipe de transição. A sigla, da qual a senadora Simone Tebet faz parte, foi aliada de Lula durante o segundo turno da campanha eleitoral.
O conselho político da transição também conta com o apoio de indicados dos nove partidos que apoiaram sua candidatura no primeiro turno: PT, PSB, PCdoB, PV, Rede, Solidariedade, PSol, Pros, Avante e PDT.