metropoles.com

PT apresenta PEC para custear piso da enfermagem via orçamento secreto

Bancada do PT no Senado Federal agora trabalha para colher assinaturas de senadores; são necessários, pelo menos, 27 signatários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles
Profissional segura cartaz e pede valorização da enfermagem
1 de 1 Profissional segura cartaz e pede valorização da enfermagem - Foto: Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles

A bancada do PT no Senado Federal apresentou, nesta terça-feira (20/9), uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que busca viabilizar o piso salarial da enfermagem com os recursos do chamado “orçamento secreto”. Os petistas trabalham, agora, para coletar assinaturas de, pelo menos, 27 senadores. O ato dá sinal verde para a tramitação da PEC na Casa.

A matéria determina que em 2023 o valor alocado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) as emendas de relator (RP-9) seja utilizado para assegurar o cumprimento do piso da categoria, suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A proposição determina, ainda, que caberá ao Executivo definir os critérios para distribuição e transferência dos recursos.

A bancada justifica que a proposta é válida, uma vez que o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias Anual (PLOA) enviado pelo governo federal trouxe cortes significativos no âmbito da saúde pública.

Além disso, os petistas argumentam que o Executivo previu R$ 10 bilhões das emendas de relator dentro do piso da saúde. Na prática, segundo a bancada, a medida terá impacto nos recursos do setor, agravando as condições de financiamento de uma área estratégica à prestação de serviços públicos para a população.

“As emendas de relator não atendem a critérios de distribuição objetivos, por exemplo, do ponto de vista epidemiológico ou populacional, de modo que não contribuem efetivamente com o atendimento dos objetivos do SUS, nos termos da Constituição Federal”, destacam, na justificativa.

PEC do piso salarial da enfermagem by Metropoles on Scribd

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?