metropoles.com

PT ainda discute se haverá definição sobre vice neste sábado

O partido promove o encontro nacional na Casa de Portugal, em São Paulo, para oficializar a candidatura de Lula ao planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO
Lula fala após ser condenado pelo juiz Sérgio Moro
1 de 1 Lula fala após ser condenado pelo juiz Sérgio Moro - Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

O PT realiza sua convenção nacional, neste sábado (4/8), com a incerteza se haverá a definição de um vice para a chapa da campanha presidencial. O partido promove o encontro nacional na Casa de Portugal, em São Paulo, para oficializar a candidatura do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto. A convenção, cujo início estava marcada para às 9h30 da manhã, ainda não havia começado por volta das 10h45.

Na sexta-feira (3/8), Lula transmitiu o recado de que insistirá no anúncio de um nome só na véspera do registro da candidatura, cujo prazo termina no dia 15 de agosto. Advogados e dirigentes petistas temem, no entanto, que haja um risco jurídico se a escolha não for feita até este domingo, 5, prazo final das convenções. Até o dia 6, os partidos precisam informar ao TSE o que decidiram na convenção.

O núcleo da campanha petista afirma que a decisão definitiva está sendo discutida. Um dos coordenadores da campanha afirmou ao Broadcast Político que é preciso avaliar as estratégias jurídica e política.

O recado dado na sexta sobre não definir o nome neste momento não é definitivo. “Em princípio, vamos indicar nas próximas semanas, mas isso ainda vai passar por uma análise jurídica”, disse o ex-ministro Luiz Dulci, que integra a Executiva Nacional do PT.

A candidata do PCdoB, Manuela D’Ávila, é citada como uma das opções para vice. O PCdoB pediu mais tempo ao PT para a negociação. Além disso, a cúpula petista mandou sinais ao PDT e fala em conversar com Ciro Gomes, que também já oficializou sua candidatura, mas ainda não definiu um vice.

Outra proposta levantada é indicar um nome para, posteriormente, substituir Lula na disputa, como o ex-prefeito Fernando Haddad. Outra sugestão feita no partido é definir um vice “laranja” para cumprir a lei eleitoral, falar em nome de Lula e ser substituído mais tarde.

Se entender que deve mesmo indicar um vice agora, o PT vai usar a estratégia de que está sendo cercado pela Justiça Eleitoral para que Lula, preso e condenado na Lava Jato, não seja candidatado. “Se não acreditarmos na Justiça, vamos acreditar em quem?”, declarou Dulci.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?