metropoles.com

PSol quer convocar e Janaína pede a “cabeça” de ministro do Turismo

Oposição pede que Marcelo Álvaro Antônio seja ouvido no plenário da Câmara. Para correligionária, ele deve deixar governo de imediato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
Turismo
1 de 1 Turismo - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A bancada do PSol apresentou nesta terça-feira (19/2) um requerimento para a convocação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para que preste esclarecimentos à Câmara dos Deputados sobre o suposto esquema de candidaturas laranja do PSL, partido do presidente da República, Jair Bolsonaro. O pedido é para que se forme uma comissão geral no plenário a fim de ouvir o ministro no prazo de 30 dias, caso seja aprovado.

Essa convocação pode alongar a crise do governo e aumentar a resistência dos parlamentares em aprovar a chamada agenda positiva da gestão Bolsonaro no Congresso Nacional, especialmente a reforma da Previdência e o pacote anticrime.

O pedido do PSol surge no dia seguinte à oficialização da demissão de Gustavo Bebianno, que ocupava a Secretaria-Geral da Presidência da República e é suspeito de envolvimento no esquema de desvio de recursos do fundo partidário com a participação de candidatos laranja nos estados. A exoneração do ex-presidente nacional do PSL, responsável pela coordenação da campanha presidencial de Bolsonaro, foi publicada na edição desta terça do Diário Oficial da União.

O ministro do Turismo, Álvaro Antônio, é acusado pela professora aposentada Cleuzenir Barbosa de coordenar esse esquema de laranjas em Minas Gerais. Cleuzenir foi candidata a deputada estadual. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, a professora, que pediu asilo político em Portugal por medo de represália do governo, afirmou que o ministro sabia da operação.

Janaína pede “cabeça” de ministro
A crise de imagem do governo tem ultrapassado os muros do Congresso. Também nesta terça a deputada estadual de São Paulo Janaína Paschoal (PSL) engrossou o caldo dos que pedem a saída de Álvaro Antônio do primeiro escalão da gestão Bolsonaro. Advogada e uma das autoras do pedido de impeachment da ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT), Janaína foi eleita com mais de 2 milhões de votos: a maior votação da história do país para o cargo (seja deputado federal ou estadual).

A parlamentar foi ao Twitter cobrar providências (veja a sequência de postagens):

Conforme ponderou a deputada, a permanência do ministro do Turismo está fazendo o governo pagar um preço muito elevado. Ela considerou que os relatos contra Álvaro Antônio são “consistentes” e as explicações não foram “satisfatórias”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?