metropoles.com

PSol protocola representação contra Bia Kicis no Conselho de Ética

Partido também pediu que a deputada bolsonarista seja afastada do cargo de presidente da CCJ, a mais importante da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TV Câmara/Reprodução
CCJ
1 de 1 CCJ - Foto: TV Câmara/Reprodução

O PSol protocolou, nesta terça-feira (30/3), representação contra a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e pediu que a parlamentar bolsonarista seja afastada da presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por quebra de decoro parlamentar.

A representação foi protocolada um dia depois de Bia Kicis publicar mensagem em rede social, incentivando um motim de policias militares contra o governador da Bahia, Rui Costa (PT).

O incentivo foi publicado pela parlamentar no Twitter, em comentário sobre a morte do soldado da PM Wesley Soares Góes, no domingo (28/3), após ter invadido o gramado em frente ao Farol da Barra, em Salvador, capital da Bahia, e ter disparado pelo tiros para o alto e contra a corporação.

Após ter sido alertada que o Góes estaria tendo um surto, a bolsonarista apagou a mensagem.

“A deputada federal Bia Kicis tem longo histórico de propagação de notícias falsas, teorias da conspiração, bem como uso de retórica virulenta contra a democracia”, disse a deputada Talíria Petrone (RJ), líder do partido na Câmara.

O pedido foi assinado pelo presidente nacional do partido, Juliano Medeiros, e todos os parlamentares da bancada.

A CCJ, sob Kicis, vem sendo marcada por sessões tumultuadas. Até então, em cinco reuniões, não conseguiram votar nenhuma proposta e uma delas terminou com troca de ofensas entre petista e bolsonarista. A deputada também vem sendo criticada por muitas vezes não utilizar a máscara corretamente durante as sessões do colegiado.

Representação contra Bia Kicis by Metropoles on Scribd

Tabata Amaral

Da mesma forma, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) entrou com outra representação no Conselho de Ética também contra Kicis. Ela assina o documento com os advogados Felipe Gallo, Júlia Oliveira e Renan Freitas.

Eles solicitam que a parlamentar seja processada e condenada com a perda do mandato parlamentar por incentivar um motim junto à Polícia Militar da Bahia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?