metropoles.com

PSol e Rede querem cassar Eduardo Bolsonaro por debochar de tortura

Filho 03 do presidente Jair Bolsonaro escreveu ainda ter “pena da cobra”, em relação a tortura sofrida por jornalista Miriam Leitão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Sergio/Agência Câmara
Eduardo Bolsonaro
1 de 1 Eduardo Bolsonaro - Foto: Paulo Sergio/Agência Câmara

Os partidos PSol e Rede Sustentabilidade protocolaram, nesta segunda-feira (4/4), no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados um pedido de cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), após o parlamentar debochar da tortura à jornalista Miriam Leitão durante a ditadura militar.

Na representação, os partidos argumentam que o deputados pregou o rompimento da ordem constitucional e do regime democrático, fez apologia a crimes – especialmente a tortura – em razão da ditadura militar, abusou, de forma machista e misógina, de suas prerrogativas parlamentares e atentou contra a dignidade do Parlamento.

“É preciso considerar que tais atos atentatórios contra a democracia e os Direitos Humanos são recorrentes por parte do parlamentar representado”, diz a peça, acrescentando que Eduardo Bolsonaro já defendeu publicamente o Ato Institucional n° 5 (AI-5) e ameaçou o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Ademais, o parlamentar representado deixa mais uma vez evidenciado o seu caráter misógino e machista. A violência política é calcada no menosprezo, discriminação e inferiorização do feminino, e objetiva impedir, anular ou obstaculizar o exercício dos direitos políticos ou profissional das mulheres, comprometendo a participação igualitária em diversas instâncias da sociedade”, justifica.

No domingo (3/4), Eduardo Bolsonaro escreveu, numa rede social, “ainda com pena da cobra”, em resposta a uma postagem da jornalista Miriam Leitão, na qual ela afirmou que o presidente Jair Bolsonaro é um inimigo confesso da democracia.

Miriam Leitão foi presa e torturada pelo governo militar durante a ditadura militar. À época, a jornalista estava grávida e, em uma das sessões de tortura, foi deixada nua em uma sala escura com uma cobra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?