metropoles.com

PSol confirma Guilherme Boulos como líder da bancada na Câmara

O deputado federal Guilherme Boulos, o mais bem votado de São Paulo em 2022, comandará uma bancada de 12 parlamentares nesta legislatura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Imagem colorida do deputado federal Guilherme Boulos (PSol), pré-candidato a prefeito de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do deputado federal Guilherme Boulos (PSol), pré-candidato a prefeito de São Paulo - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O PSol confirmou nesta terça-feira (31/1) que Guilherme Boulos, deputado federal eleito por São Paulo, será o líder da bancada PSol-Rede na Câmara dos Deputados. Ele sucederá sua colega Sâmia Bomfim a partir de quarta-feira (1º/2). Os partidos se federalizaram no ano passado.

Boulos foi eleito durante o pleito de 2022 como o mais bem votado do estado de São Paulo, com mais de 1 milhão de votos, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Estarão sob o comando de Boulos os deputados federais: Talíria Petrone (PSOL-RJ), Glauber Braga (PSol-RJ), Chico Alencar (PSol-RJ), Luiza Erundina (PSol-SP), Tarcísio Motta (PSol-RJ), Henrique Vieira (PSol-RJ), Fernanda Melchionna (PSol-RS), Célia Xakriabá (PSol-MG), Erika Hilton (PSol-SP), Túlio Gadêlha (Rede-PE).

Vale lembrar que dois parlamentares da federação irão se licenciar para assumir ministérios, no caso Marina Silva (Rede-SP) e Sonia Guajajara (PSol-SP) para o Meio Ambiente e Mudança do Clima e Povos Originários, respectivamente. Em seus lugares assumem Luciene Cavalcante (PSol-SP) e Ivan Valente (PSol-SP).

O agora deputado federal ficou conhecido durante sua atuação como coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto (MTST). Ele já esteve em manifestações por direito à moradia no estado de São Paulo e era tido no meio político como um “radical”.

Além de coordenador do MTST, Boulos é professor, bacharel em filosofia, psicanalista, ativista, político e escritor.

Outras disputas

Boulos concorreu à Presidência da República (2018), e a prefeito de São Paulo (2020) – nesta segunda disputa, ele foi para o segundo turno, mas perdeu para Bruno Covas (PSDB). O ex-prefeito da capital paulista Bruno Covas faleceu 16 de maio de 2021  em decorrência de um câncer no aparelho digestivo que o acometeu

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?