PSL em guerra: Carlos Bolsonaro e Joice trocam emojis de animais
Filho do presidente da República e ex-líder do governo no Congresso não mencionam um ao outro, mas seguidores veem “diálogo” no Twitter
atualizado
Compartilhar notícia
Carlos Bolsonaro (PSC), de 36 anos, filho “02” do presidente da República, Jair Bolsonaro, é vereador no Rio de Janeiro e admitiu na semana passada, pela primeira vez, que faz postagens em nome do pai nas redes sociais. Joice Hasselmann (PSL-SP), 41 anos, é deputada federal pelo PSL de São Paulo e era líder do governo no Congresso até quinta-feira (17/10/2019). Neste domingo (20/10/2019), os dois utilizaram as contas no Twitter para postagens sem palavras, apenas com emojis, aqueles símbolos que servem para ilustrar sentimentos, fazer graça, mostrar irritação ou coisas do tipo no lugar de palavras.
Nenhum dos dois parlamentares tocou no nome do outro – nem foi necessário. Coube aos seguidores de ambos atribuir o valor de um diálogo a essa novilíngua bolsonarista, surgida em meio ao tiroteio que virou o PSL e o entorno do presidente desde que um racha se instalou nas fileiras dos apoiadores do governo eleito em 2018.
O primeiro a tuitar foi Carlos, às 15h12 deste domingo.
?????…
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) October 20, 2019
Na postagem, o “02” enfileirou, da esquerda para a direita, imagens de porco, rato, cobrar, galinha e uma lula. Nada mais.
Exatos 52 minutos depois, às 16h04, foi a vez de a conta de Joice surgir com uma série de imagens com animais.
??????
— Joice Hasselmann (@joicehasselmann) October 20, 2019
No caso da até quinta-feira representante da agenda do novo governo no Parlamento brasileiro, ela optou por colocar três veados, um rato branco e dois ratos cinzas.
Os internautas se divertiram, se horrorizaram, criticaram e defenderam seus “campeões” no que chegou a ser cogitado como um dos primeiros tiros da Guerra Civil de Memes que toma a “bolsonosfera.”
Olha o nível de Carlos x Joice!
Aquela institucionalização asquerosa de homofobia, gordofobia e misoginia em que se transformou a política brasileira! pic.twitter.com/NAvG1boyQE— Bruno Vilas Boas (@BrunoVilasBoa20) October 20, 2019
A troca de caricias no Twitter entre Carlos Bolsonaro e Joice.
Seria a traidora homofóbica? pic.twitter.com/6u33ihEThe— VistaDireitaBrasil (@BrazilFight) October 20, 2019
Vamos tentar decifrar as ofensas.
Carlos: Peppa Pig, rata, cobra, galinha, polvo ou lula (?)
Joice: Veado, veado, veado (muito veado, né?), rato de laboratório, rato, rato. pic.twitter.com/aFmqwkejdz
— ‘Era Uma Vez na América’ ????. ‘ . (@Boscardin) October 20, 2019
O filho do presidente da República e a ex-líder do Governo no Congresso Nacional estão trocando ofensas veladas em forma de emojis no Twitter. Esse é o Brasil de 2019. pic.twitter.com/PLglq24p0A
— Pedro Durán (@pedromeletti) October 20, 2019
Seja lá o que essa curiosa sequência (ou diálogo, como seguidores de um e outro concluíram) quisesse dizer, Carlos Bolsonaro teve mais repercussão. Com 1,4 milhão de seguidores, viu o tuíte chegar a 10,8 mil curtidas por volta das 21h, com 1,6 mil compartilhamentos. Joice Hasselmann, seguida por 325 mil, conseguiu 3,4 mil curtidas e pouco menos de 600 retuítes no mesmo horário.