metropoles.com

PSL: de volta à liderança, Joice tira bolsonaristas de comissões

Após substituir Eduardo Bolsonaro na função, a deputada está tirando bolsonaristas de cargos em colegiados como a CPMI das Fake News

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Líder do PSL na Câmara desde o último dia 4 de março, quando substituiu o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) na função, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) está usando seu poder para afastar de cargos em comissões os parlamentares da ala do partido que se rebelou contra o presidente (e também deputado) Luciano Bivar (PSL-PE). Acusando a ex-aliada de retaliação, os membros da ala bolsonarista estão reclamando muito no Twitter na tarde desta terça-feira (10/03). Veja:

Entre as alterações mais relevantes estão a retirada de Carlos Jordy (PSL-RJ); Filipe Barros (PSL-PR); Carol de Toni (PSL-SC); e Carla Zambelli (PSL-SP) da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) das Fake News.

Eles formam uma espécie de tropa de choque bolsonarista no colegiado e protagonizaram um intenso embate com a própria Joice em uma sessão de dezembro passado, quando a nova líder acusou bolsonaristas de se organizar para fazer ataques coordenados a adversários nas redes sociais.

Já a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) foi retirada da comissão especial da MP da Carteira de Trabalho Verde e Amarela. “Não contesto quem entrou em meu lugar mas certamente não está envolvido com o tema da mesma forma que eu estou há meses”, reclamou a brasiliense, também pelas redes sociais.

Vai e volta
A troca de liderança ocorreu após o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afastar das funções partidárias 12 deputados da ala bolsonarista da legenda. Com isso, a bancada, que tinha 53 deputados, foi reduzida a 41, com maioria bivarista.

Joice havia ocupado a liderança da sigla em dezembro por alguns dias, quando a ala bivarista anunciou punições aos bolsonaristas por descumprimento de regras partidárias. A ala bolsonarista havia conseguido, no entanto, suspender as punições na Justiça e levar o filho do presidente Jair Bolsonaro de volta ao cargo.

Procurada, Joice ainda não comentou as acusações de retaliação feitas pelos ex-aliados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?