metropoles.com

Plenária do PSDB nesta quinta (8) deve decidir apoio ou saída da base

Pressionado por tucanos que querem deixar o governo, presidente do partido, Tasso Jereissati ampliou o “colégio eleitoral” que se reunirá

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Eleição dos membros da Comissão Especial que analisará processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.  Brasília – DF 25/04/2016
1 de 1 Eleição dos membros da Comissão Especial que analisará processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Brasília – DF 25/04/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Em um evento raro na liturgia do PSDB, lideranças tucanas do Brasil inteiro desembarcarão nesta quinta-feira (8/6), em Brasília, para uma plenária. O objetivo do encontro é selar a posição da legenda sobre a permanência ou a saída do governo Michel Temer (PMDB). A permanência do PSDB na base é considerada pelo Palácio do Planalto determinante para evitar uma debandada geral de aliados.

Pressionado pela base do partido que defende a entrega de todos os cargos no governo, o senador Tasso Jereissati (CE), presidente da sigla, ampliou o “colégio eleitoral” que se reunirá para definir a posição da legenda.

Em vez de consultar apenas a executiva, o dirigente convocou as bancadas no Congresso e todos os presidentes estaduais do PSDB. A ideia é dar um caráter institucional inquestionável ao posicionamento tucano, seja ele qual for.

“Nem (a vidente) Mãe Dinàh adivinharia o resultado da reunião de amanhã”, disse o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Ricardo Tripoli (SP). “Independente do julgamento (da cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer no TSE), o partido vai encaminhar esse debate amanhã. Será o dia de refletir sobre esse tema”, completou o parlamentar.

Pelo menos dois diretórios tucanos — Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul — se posicionaram em favor da saída do governo. O de São Paulo caminhava para esse desfecho, mas uma concorrida plenária realizada na segunda-feira (5) acabou sem que o tema fosse encaminhado para votação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?