metropoles.com

PSDB aguarda relator de denúncia contra Temer se licenciar da sigla

Para manter relatoria do caso na CCJ da Câmara, deputado Bonifácio de Andrada (MG) deverá se afastar do partido enquanto durar o processo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PSDB/divulgação
bonifacio-de-andrada-foto-george-gianni-psdb
1 de 1 bonifacio-de-andrada-foto-george-gianni-psdb - Foto: PSDB/divulgação

Em meio às divisões internas na bancada tucana sobre a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), o relator do caso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara,  deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), deverá se licenciar do PSDB enquanto ocupar a função na comissão. A expectativa dos dirigentes da sigla é receber, ainda nesta quarta-feira (4/10), uma carta do parlamentar pedindo o afastamento, o que não tinha ocorrido até a última atualização desta matéria. Do contrário, o próprio comando tucano pretende substituir Andrada por outro integrante da sigla na CCJ.

A ideia é que Andrada continue na relatoria e como membro suplente da comissão, mas sem representar formalmente o PSDB. A licença seria uma saída proposta pela liderança da legenda para acalmar os ânimos dos deputados que criticaram a escolha de um parlamentar do partido para a relatoria do caso. A decisão foi do presidente da CCJ, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG).

Os tucanos votaram divididos – tanto na comissão quanto em plenário – durante a apreciação da primeira denúncia contra Temer na Câmara, no início do semestre. Agora, é forte a pressão, especialmente dos integrantes mais jovens, para que o PSDB se posicione formalmente a favor da continuidade das investigações contra o presidente e, inclusive, deixe a base de apoio do governo federal no Congresso.

O secretário-geral do partido, deputado Silvio Torres (SP), confirmou que Andrada vai se licenciar do partido para manter a relatoria na CCJ. Segundo Torres, a licença foi proposta pelo líder da bancada tucana, Ricardo Tripoli (SP).

É uma solução meia-sola, o ideal era que ele não fosse o relator. Mas o presidente da CCJ (Rodrigo Pacheco) fez uma escolha pessoal e ele (Andrada) aceitou em decisão pessoal também.

Deputado Sílvio Torres, secretário-geral do PSDB

A alternativa foi tomada um dia após reunião entre os membros da bancada do PSDB na Câmara. Na ocasião, o líder Ricardo Tripoli disse “torcer” para que Andrada desistisse por conta própria da relatoria ou “todas as alternativas seriam possíveis”.

Sem a confirmação do afastamento do relator de seu partido, o presidente da CCJ afirmou que consultará o regimento da Casa sobre um eventual licenciamento. “Ele permanece membro ativo da Comissão de Constituição e Justiça e filiado ao partido, só em eventual licença. Então, creio que isso não o impediria de ser relator”, comentou Rodrigo Pacheco.

“Sem pressão”
Desde a confirmação de Bonifácio de Andrada na relatoria da segunda denúncia contra Michel Temer, na última quinta-feira (28/9), dirigentes e lideranças do PSDB têm mantido conversas com o parlamentar na tentativa de fazê-lo desistir do cargo. Decano da Câmara e bastante diplomático, o deputado federal, que cumpre o 10º mandato, nega sofrer pressões.

“Não sei de pressão nenhuma. O que eu conheço aqui é o meu diálogo com o presidente da CCJ. Se houver pressão, que vá para o lado dele. Do meu lado, não tem”, garantiu. “Só conversam comigo de maneira muito civilizada”, completou.

A previsão é que o relator entregue seu parecer na próxima semana, quando os trabalhos da CCJ serão retomados e a denúncia contra Michel Temer e seus ministros, analisada.

(Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?