PSB fica com liderança da oposição, e PCdoB lidera Minoria na Câmara
Articulação envolvendo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, garantiu o PCdoB no cargo que era cobiçado pelo PSB
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) foi oficializado, no fim da manhã desta quinta-feira (14/2), como o novo líder da oposição na Câmara dos Deputados. A indicação foi assinada pelas lideranças das bancadas do PT, PSB, Psol e Rede.
A liderança da Minoria na Câmara ficou com o PCdoB, e a deputada Jandira Feghali (RJ) ocupará a vaga. O posto é cobiçado porque garante estrutura com cargos, gabinete e funcionários. A nova liderança escolhida também poderá participar das reuniões do Colégio de Líderes e encaminhar votações ao Plenário.
Divididos em dois blocos, os partidos da esquerda começaram uma disputa pelas lideranças da oposição e da Minoria na Câmara após a eleição da Casa.
Conforme o Metrópoles apurou, Molon seria indicado para a liderança da Minoria pelo bloco formado pelos partidos na Casa. Contudo, a vaga acabou ficando com a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) após articulação de seu partido com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
O PT tinha o direito de indicar o Líder da Minoria na Câmara por ter a maior bancada, com 54 deputados. O acordo tinha sido costurado para aumentar a confiança do PSB no partido. Com a indicação de Jandira para comandar a Minoria, o PT indicou Molon para assumir o comando da oposição.