Proteção da Amazônia diminui com governo Bolsonaro, expõe NY Times
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontou aumento do desmatamento na 1ª quinzena de julho, em comparação com igual mês de 2018
atualizado
Compartilhar notícia
O jornal americano New York Times destacou em reportagem publicada neste domingo (28/07/2019) a política ambiental do governo de Jair Bolsonaro (PSL). Sob o título “Destruição da Floresta Amazônica Acelera” e com manchete na primeira página, a matéria revisita decisões do presidente, bem como as críticas que ele fez a dados de desmatamento.
“Bolsonaro rejeitou os novos dados sobre o desmatamento, chamando-os de ‘mentira’ — uma afirmação que os especialistas chamam de infundada. Durante uma reunião com jornalistas internacionais na semana passada, o presidente classificou a preocupação com a Amazônia como uma forma de ‘psicose ambiental’ e argumentou que seu uso não deve ser para estrangeiros”, destaca o texto, ao se referir à opinião do presidente sobre números divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O Inpe está no centro da polêmica do governo Bolsonaro desde que apontou o aumento do desmatamento na primeira quinzena de julho, quando comparado com igual mês de 2018.
A matéria também lembra que Bolsonaro prometeu flexibilizar regras ambientais e cortou o orçamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O texto ainda cita a multa aplicada ao então deputado federal pelo Rio de Janeiro por pesca em protegida.