metropoles.com

‘Protagonismo da negra incomoda’, diz ministra sobre alta das mortes

Mapa da Violência 2015 revelou aumento de 54% no índice de assassinatos de negras entre os anos de 2003 e 2013

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem colorida mostra mulher de cabelo curto e paletó. É Eleonora Menicucci, ex-ministra do governo Dilma Rousseff - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra mulher de cabelo curto e paletó. É Eleonora Menicucci, ex-ministra do governo Dilma Rousseff - Metrópoles - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A mulher negra se tornou vítima do próprio protagonismo. Esse foi um dos fatores elencados pela ministra de Estado chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, para justificar a alta de 54% no índice de assassinatos de negras entre os anos de 2003 e 2013 – dados revelados pelo Mapa da Violência 2015, que neste ano foca a violência de gênero.

“Na última década, a negra assumiu um lugar muito determinado como sujeito político, dando magnitude à luta contra o racismo. Elas começaram a aparecer bonitas, elegantes, protagonistas da própria vida, podendo estar exatamente onde quiserem. Isso incomoda”, afirmou Eleonora durante o lançamento do documento na manhã desta segunda-feira, 9, na Casa da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ministra classificou os resultados do relatório como “lamentáveis” e destacou que são um alerta para o fato de que, no Brasil, “mulheres morrem simplesmente porque são mulheres”. Também elogiou o fato de que o feminismo passou a ter uma “cara mais jovem” no País.

Coordenadora executiva no Brasil da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), Ivana de Siqueira criticou a retirada das questões de gênero do Plano Nacional de Educação, medida que, se mantida, poderia contribuir para a diminuição do machismo e da violência. Ela defendeu uma articulação entre diversos setores do governo, como Saúde, Justiça, Segurança Pública e Direitos Humanos, além da própria Educação, como aspecto fundamental de combate ao problema.

O Mapa apontou que, entre 2003 e 2013, o número de vítimas do sexo feminino passou de 3.937 para 4.762 – um aumento de 21% na década. Em 2013, 13 mulheres foram assassinadas por dia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?