metropoles.com

Pros: ala de Eurípedes Júnior consegue nova vitória na Justiça

Opositores do presidente do partido, que é acusado de desvios, tentaram tomar-lhe o cargo em janeiro, mas não conseguiram

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O presidente nacional e fundador do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), Eurípedes Júnior, tem conseguido vitórias na Justiça contra a ala do partido que tentou lhe tomar o comando no início de janeiro deste ano, no rastro de acusações de corrupção com dinheiro do fundo partidário.

O juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21ª Vara Cível de Brasília/DF, negou pedido liminar formulado por Marcus Vinícius Chaves de Holanda, da ala contrária a Eurípedes, em uma ação que questiona a validade da destituição do político.

Pedidos semelhantes foram negados no início de março pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pela própria 21ª Vara Cível de Brasília.

Segundo a nova decisão, proferida nesta sexta-feira (13/03) e cuja íntegra está ao final desta reportagem, Holanda, que é secretário de Comunicação do partido, não tem entre suas possibilidades estatutárias substituir o presidente do Pros, independente das justificativas.

Eurípedes Júnior foi destituído do cargo em 11 de janeiro, após reunião de opositores a seu grupo no diretório nacional do Pros.

Para eles, a permanência de Eurípedes Júnior ficou “insustentável” após inquérito da Polícia Civil de Goiás que foi remetido à Justiça Federal, acusando o agora ex-presidente de desvio dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral, além de lavagem de dinheiro.

Em nota, o advogado Bruno Pena, que representa a ala de Eurípedes, comemorou a decisão: “Esses dissidentes até agora não conseguiram convencer ninguém da validade de seus atos. Nem a bancada do Pros no Congresso Nacional, nem os presidentes estaduais, nem o Cartório Marcelo Ribas, nem a Justiça Eleitoral, e nem a Justiça Comum, em seus dois graus de jurisdição, vislumbraram regularidade ou validade nesta tentativa fracassada de golpe”.

Veja a íntegra da decisão:

Decisão Liminar – Indeferida a Antecipação de Tutela by Raphael Veleda on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?