metropoles.com

Proposta de plebiscito pode ser solução para crise, diz Guimarães

Questionado sobre a viabilidade da aprovação do projeto na Câmara, o vice-presidente do PT desconversou: “Não quero discutir esse negócio mesquinho de se tem ou não tem voto.”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lula Marques/ Agência PT
Lula Imagem colorida mostra deputado José Guimarães, líder no Governo Lula na Câmara - Metrópoles
1 de 1 Lula Imagem colorida mostra deputado José Guimarães, líder no Governo Lula na Câmara - Metrópoles - Foto: Lula Marques/ Agência PT

O vice-presidente nacional do PT e líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (CE), disse nesta sexta-feira (10/6) que a realização de uma consulta popular sobre novas eleições poderia ser a saída da crise política e econômica. Questionado sobre a viabilidade da aprovação do projeto na Câmara, o petista desconversou. “Não quero discutir esse negócio mesquinho de se tem ou não tem voto.”

Para Guimarães, a presidente afastada Dilma Rousseff expôs ontem, durante entrevista à TV Brasil, um leque de possibilidades para a crise brasileira. “O governo provisório não reúne condições para tirar o País da crise, não diz a que veio, (o ministro da Fazenda) Henrique Meirelles só fica fazendo firula. Então, consultar a população pode ser uma saída. Não podemos nos recusar a discutir qualquer saída”, declarou o líder

Questionado se a proposta seria tardia, como alegam alguns parlamentares, Guimarães negou. Para ele, “lá atrás” a crise não era tão grave e hoje a situação se agravou. “Agora é a hora, o assunto está maduro. Esse movimento tende a ganhar corpo dentro e fora do PT, os democratas do País não podem se recusar a discutir uma saída, pois todo mundo percebeu que esse governo não dá, é fraco, é frágil e sem corpo”, criticou.

Somente o Congresso Nacional tem o poder de convocar um plebiscito. A proposta precisaria ser apresentada por no mínimo um terço dos senadores ou deputados e aprovada pelas duas Casas por maioria simples. Na noite desta quinta-feira, em entrevista veiculada pela TV Brasil, a presidente afastada admitiu pela primeira vez uma consulta popular caso ela reassuma a presidência da República.

Líder no Senado
O senador Humberto Costa (PT-PE) também disse acreditar que uma consulta pública sobre novas eleições pode ser benéfica para todos em meio à crise política.

“Acho a atitude da presidente muito positiva. Se a população rejeitar as novas eleições no plebiscito, isso fortalece a continuidade do mandato de Dilma. Agora, se a proposta de novas eleições vencerem, elas vão legitimar o novo presidente da República”, disse Costa.

O senador acredita que a proposta ainda é prematura, mas lembra que já tramita no Senado uma PEC que sugere um plebiscito para consultar a população sobre a realização de novas eleições. O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Apesar da PEC precisar ser aprovada em dois turnos na Câmara e no Senado, Costa acredita que a proposta pode ganhar viabilidade se houver apoio da opinião pública.

“Na política, aquilo que passa a ter uma importância para a população se torna viável politicamente e juridicamente. E, aparentemente, a proposta tem apoio da população”, disse o senador. De acordo com Costa, o grupo de parlamentares que defende o projeto tem contado com cada vez mais apoiadores no Senado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?