metropoles.com

Prometida por Maia, presidência da CCJ tem quatro postulantes no PSL

Passada a eleição da Câmara, deputados federais do partido de Bolsonaro duelam entre si para presidir uma das principais comissões da Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Solenidade de Filiação do Deputado Jair Bolsonaro ao PSL
1 de 1 Solenidade de Filiação do Deputado Jair Bolsonaro ao PSL - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Mesmo antes de ser concluída a eleição para presidente da Câmara dos Deputados, o PSL já se articulava para cobrar a fatura pelo suporte dado ao Democratas, que levou Rodrigo Maia (DEM-RJ) novamente à presidência da Casa.

Quando Maia deu início ao processo que culminou no apoio formal do partido do presidente da República à sua campanha, o parlamentar prometeu que, em troca da ajuda, a legenda receberia o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A direção do principal colegiado da Câmara tinha um preço alto: os 52 votos do PSL.

Quatro deputados da sigla do Chefe do Executivo nacional já se mexem para presidir a comissão. Um dos nomes é o da brasiliense Bia Kicis (PSL-DF). Além da parlamentar da capital da República, também disputam o delegado da Polícia Federal Marcelo Freitas (MG) – amplo favorito –; o advogado Felipe Francischini (PR), filho de Fernando Francischini, ex-delegado da PF e ex-líder do PSL; e o Coronel Tadeu (SP), ex-policial militar do Batalhão de Choque.

Bia expôs a sua intenção em visita ao presidente, na qual oficializou a ideia de assumir o colegiado. A razão para isso é o seu histórico profissional: foi procuradora do Distrito Federal.

A deputada federal garante que o titular do Palácio do Planalto está com ela. “Só vamos de fato decidir tudo no decorrer da próxima semana. Claro que todos os candidatos estão bem preparados, mas  tenho o apoio do presidente”, afirmou. Com Bia, estariam os parlamentares Felipe Barros (PR), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP) e Caroline de Toni (SC).

Favorito
O delegado da Polícia Federal Marcelo Freitas (MG) conquistou a maior parte dos filiados da sigla. “Eu tenho a impressão de que tenho a maioria”, disse.

Além da bancada de Minas Gerais, seu estado de origem, está com ele a chamada “bancada da China” do PSL. Trata-se do grupo de 12 parlamentares eleitos pela legenda de Jair Bolsonaro que, no último mês, aceitaram convite do governo chinês para conhecer o país, o que gerou críticas de apoiadores do partido.

Um dos participantes do grupo, o deputado eleito pelo Rio de Janeiro Daniel Silveira expôs a articulação. “Todos nós estamos fechados com o Freitas”, disse, em entrevista ao Metrópoles. O postulante tem apelo junto à “bancada da bala” e conta com simpatia do Palácio do Planalto.

Em 2016, Freitas ainda era delegado da Polícia Federal e integrou a “lista tríplice” de nomes escolhidos pela instituição para o cargo de diretor-geral da PF, mas foi rechaçado pelo então presidente Michel Temer (MDB).

Contribui ainda para o pleito do policial o fato de parte dos filiados ao PSL olharem com desconfiança a chegada de Kicis ao partido. Conforme avaliação dos demais integrantes, como a deputada brasiliense não ingressou na sigla desde o começo, ela não mereceria o cargo.

Outros nomes
Além de Kicis e Freitas, Felipe Francischini (PR) e o deputado Coronel Tadeu (SP), ex-policial militar do Batalhão de Choque, também pleiteiam a vaga. Francischini tem apoio de parlamentares ligados à executiva do PSL e Tadeu ainda se movimenta, mas com pouco retorno.

  • * Matéria foi atualizada após a deputada Bia Kicis trocar o PRP pelo PSL.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?