metropoles.com

Projeto que torna apologia ao suicídio crime é aprovado na Câmara

Texto altera artigo do Código Penal e prevê pena de reclusão de 1 a 3 anos se houver lesão corporal e reclusão de 2 a 6 anos se houver morte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kacio Pacheco/ Arte Metrópoles
suicidio-1
1 de 1 suicidio-1 - Foto: Kacio Pacheco/ Arte Metrópoles

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (12/11/2019) o projeto de lei que classifica como crime e estabelece pena para apologia de fato criminoso ou ao suicídio. O texto segue agora para análise dos senadores.

A proposta altera artigo do Código Penal e determina reclusão de 1 a 3 anos se a conduta criminosa resultar em lesão corporal grave ou gravíssima. Se houver morte, a pena é de e reclusão de 2 a 6 anos. Atualmente, a pena prevista no Código Penal é de detenção de três a seis meses ou multa.

Autor da proposta, o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) chama a atenção da pauta em tempos de internet. O parlamentar destaca que “qualquer ser humano está sujeito a momentos de fragilidade emocional e que um conteúdo que faz apologia ao suicídio pode ser um empurrão para que uma pessoa tire a própria vida”.

Atualmente, cerca de 24,3 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 17 anos, são usuários de internet no Brasil, o que corresponde a 86% do total das pessoas dessa faixa etária no país.

Nos últimos 10 anos, os suicídios de crianças e adolescentes de 10 a 19 anos vêm aumentando no Brasil, passando de 714, em 2007, para 1.047, em 2017, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?