metropoles.com

Procuradores e juízes contestam texto das 10 medidas contra corrupção

Em nota pública, frente associativa demonstrou “profunda preocupação” com lei que pode resultar em “graves efeitos” para o MP e o Judiciário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/PMDB
rodrigo pacheco
1 de 1 rodrigo pacheco - Foto: Reprodução/PMDB

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União, integrada por diversas associações de procuradores e magistrados, se posicionaram com “profunda preocupação” com a possibilidade de votação do Projeto de Lei nº 27, conhecido como as “10 medidas de combate à corrupção“.

O projeto nasceu de uma campanha de procuradores da República e foi aprovado pela Câmara com modificações, o que gerou controvérsia. O relator da medida, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), acrescentou sete emendas que modificam o texto. Caso seja aprovado na Casa, precisará voltar para a Câmara dos Deputados.

De acordo com os procuradores e magistrados que emitiram a nota pública, a possibilidade de votação pelo Senado Federal do projeto, sem um maior debate com a sociedade, pode acarretar em graves efeitos à atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário. As frentes associativas afirmam também que o projeto destrói o sistema penal acusatório.

“Ao prever crimes de abuso de autoridade praticados apenas por juízes, promotores de justiça e procuradores do Ministério Público, sujeitando-os a pena de prisão, e crimes de violação de prerrogativas de advogados, com redação aberta, genérica e passível de interpretações as mais imprecisas possíveis, temas estranhos ao combate à corrupção, o PLC nº 27 aparenta ter a intenção de inibir a atuação destes agentes públicos”, diz o texto.

Leia a íntegra da nota:

Nota Pública CNPG e FRENTAS – PLC 27-2017 by Anonymous JoGhJ4o on Scribd

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?