Procurador da AGU, Eduardo Bim será presidente do Ibama
Novo ministro do Meio Ambiente também informou que fusão do órgão com o Instituto Chico Mendes está descartada neste momento
atualizado
Compartilhar notícia
O novo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) será o procurador da Advocacia-Geral da União (AGU), Eduardo Fortunato Bim, que já representa a procuradoria dentro da autarquia ambienal. A informação apurada pelo Broadcast/Estadão foi confirmada à reportagem pelo futuro ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Membro da Câmara Nacional de Uniformização de Entendimentos Consultivos (CNU/CGU) e da Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS), Eduardo Fortunato Bim é doutor em direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em direito e especialista em direito ambiental pela Unimep e especialista em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).
Bim já advogou no departamento jurídico da Federação da Indústria de São Paulo (Fiesp), no departamento tributário de multinacional e na Secretaria de Assuntos Jurídicos de Campinas (SP). Ele assumirá o posto ocupado hoje por Suely Araújo, que está no comando do Ibama desde junho de 2016.
O novo ministro do Meio Ambiente também informou que a integração do Ibama com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), que chegou a ser analisada pela equipe de transição do governo, está descartada neste momento.