metropoles.com

Previdência, pacote anticrime e MPs na pauta do Congresso desta semana

Assuntos são prioritários para governo do presidente Jair Bolsonaro e terão andamento ao longo desta semana na Câmara e no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
Congresso Nacional
1 de 1 Congresso Nacional - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

As atenções do governo de Jair Bolsonaro (PSL) estarão voltadas para o Congresso Nacional nesta semana devido à movimentação de matérias prioritárias da atual gestão federal. Está marcada para esta terça-feira (07/05/2019), a primeira reunião da comissão especial que vai analisar o texto da reforma da Previdência.

Também entram na pauta, o pacote anticrime do ministro Sergio Moro, e as medidas provisórias antifraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e de reestruturação do governo federal. Parlamentares recebem, ainda, o ministro da Educação, Abram Weintraub, para falar especialmente sobre o corte de verbas para universidades federais.

Pacote anticrime
O Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso vai apresentar, nesta segunda (06/05/2019), um relatório sobre o pacote anticrime que está em tramitação no Senado. Cinco conselheiros serão responsáveis pelo documento.

O pacote, sugerido pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, prevê diversas alterações no Código de Processo Penal.

Previdência
A terça-feira será o dia mais cheio. O destaque fica para o início dos trabalhos na comissão especial que vai analisar o mérito da reforma da Previdência na Câmara.

O grupo é composto por 49 membros e 49 suplentes de 25 partidos. Além dos líderes das siglas, o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/2019), deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), e o vice-presidente da comissão, deputado Silvio Costa Filho (PRB-PE), estarão presentes na reunião.

Reestruturação do governo
O senador Fernando Bezerra (MDB-PE) promete apresentar, na mesma data, o relatório da Medida Provisória nº 870/2019, que criou a nova estrutura administrativa do governo federal. O relator, que é líder do governo no Senado, garantiu que o texto encaminhado pelo Planalto será alterado no Congresso, mas não antecipou como será seu parecer.

Desde janeiro, o presidente Jair Bolsonaro reduziu para 22 o número de ministérios, extinguindo algumas pastas, como as do Trabalho, da Segurança Pública, da Fazenda e do Esporte.

Combate a fraudes no INSS
Também na terça, está prevista a apresentação do parecer do deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) sobre a Medida Provisória nº 871/19, que pretende coibir fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A confirmação é do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que preside a comissão mista que analisa o texto.

Segundo Izalci Lucas, os integrantes do colegiado discutirão e votarão o relatório final no dia seguinte. Até o momento, Paulo Eduardo Martins não adiantou qualquer detalhe de seu parecer. Afirmou, contudo, considerar na elaboração do documento demandas de parlamentares e da sociedade.

A equipe econômica estima poupar R$ 9,8 bilhões já nos primeiros 12 meses após a aprovação da MP, que está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial, mas só terá força de lei com o aval do Congresso.

Educação
Depois de declarações controversas e indicação de corte nos recursos repassados às universidades federais, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, deve participar de uma audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), às 11h desta terça-feira. Parlamentares, especialmente os de oposição, devem pressionar o ministro a desbloquear a verba das instituições. Um pedido que já foi parar na Justiça. 

Na sexta-feira (03/05/2019), o juiz Márcio de França Moreira, da 8ª Vara Cível do Distrito Federal, determinou que caberá à 7ª Vara Federal Cível e Agrária da Justiça Federal da Bahia julgar as ações que pedem o desbloqueio de verba das universidades federais brasileiras. O magistrado do DF entendeu que, como a primeira liminar sobre o assunto foi protocolada em Salvador, capital do estado nordestino, todos os processos devem ser juntados a ela e julgados por um único tribunal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?