metropoles.com

Previdência militar: comissão reunirá grupos para esclarecer reforma

Audiência deve contar com mais de 20 categorias ligadas ao setor, como policiais, agentes penitenciários e guardas municipais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Brasília(DF), 31/05/2016 - Militares fazem a segurança no Palácio do Planalto durante protesto de funcionários da CGU - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles
1 de 1 Brasília(DF), 31/05/2016 - Militares fazem a segurança no Palácio do Planalto durante protesto de funcionários da CGU - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados irá se reunir nesta quinta-feira (09/05/2019), durante audiência pública, para discutir os pontos da nova reforma da Previdência para os militares. Representantes de mais de 20 categorias ligadas ao setor – policiais, agentes penitenciários, guardas municipais e militares, entre outros – foram convidados a participar da sessão e contribuir com sugestões ao projeto de lei (PL).

O deputado Fábio Henrique (PDT-SE), quem propôs a audiência, diz que o objetivo da reunião é esclarecer aos servidores da segurança pública o verdadeiro impacto da reforma, além de colher as propostas das categorias.

O vice-presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, considera que deveria haver uma “transição” no que tange à idade mínima para os militares na nova reforma. “Por que há essa diferenciação para o regime geral e não para o policial? O critério tem que ser igual”, completou Leiro.

“É inaceitável não haver o pagamento da integralidade das pensões por morte e por invalidez. O recado que se dá ao policial é que, se você der sua vida em prol da sociedade, o Estado não irá proteger sua família”, disse o vice-presidente da ADPF.

Leiro afirmou ainda que os policiais passam por risco de morte constantemente e, por isso, deveriam receber condições “diferenciadas” ao passarem para a reserva. “Uma polícia envelhecida certamente terá como consequência uma sociedade desprotegida”, finalizou.

Novas regras
Em março, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), levou pessoalmente ao Congresso Nacional a proposta de reformulação das regras para a “aposentadoria” dos militares. Na verdade, eles passam à reserva das forças que integram, e o tempo para que isso ocorra vai aumentar.

Entre as mudanças previstas na proposta do Executivo federal estão alterações das alíquotas de contribuição, do tempo de serviço e da idade limite, além dos adicionais de habilitação e de disponibilidade.

Confira na íntegra os detalhes sobre o PL que reestrutura o Sistema de Proteção Social das Forças Armadas:

PL de Reestruturação das Forças Armadas by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?