metropoles.com

Previdência: Maia busca incluir estados e municípios em relatório

Presidente da Câmara vai conversar com governadores nesta semana para tentar chegar a um acordo antes do voto complementar do relator

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Maia – Câmara
1 de 1 Maia – Câmara - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (25/06/2019) que continua a buscar um acordo com governadores para incluir estados e municípios na reforma da Previdência ainda na comissão especial. Se agregá-los, conta Maia, haverá mais “conforto” para conseguir aprovar o projeto no plenário da Casa.

De acordo com o deputado fluminense, o governo já tem os 308 votos necessários para conseguir encaminhar a matéria ao Senado para apreciação. Entretanto, com as unidades federativas na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que trata das mudanças na aposentadoria, ele prevê que a conta aumentaria para até 350 votos. “Perderia 15% daqueles que são contrários, mas encaminharia para 340, 350”, acrescentou.

Maia vai se encontrar com alguns governadores entre hoje e esta quarta-feira (26/06/2019), quando estiverem em Brasília. Segundo o deputado fluminense, a conversa com eles precisa ser antes da leitura do voto complementar do relator do projeto, Samuel Moreira (PSDB-SP).

Por isso, seria justificável deixar a votação da reforma para a semana que vem, se for o caso. Mas o parlamentar ressaltou que está “trabalhando para votar [o relatório] o mais rápido possível”.

“Precisa ter um certo cuidado, porque avança mais rápido [a proposta] e depois descobre que tinha espaço para fazer acordo com governadores. Incluir estados e municípios é fundamental”, explicou. E acrescentou: “Nesta reta final, um dia ou dois dias não vão fazer diferença. Mas deixá-los de fora vai fazer uma diferença brutal”.

Embates com o Planalto
Questionado sobre os constantes embates entre integrantes do Executivo federal e do Parlamento, Maia destacou que a reforma da Previdência precisa estar “fora das disputas políticas e do desequilíbrio de alguns”. Mais cedo, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho “Zero 2” do presidente Jair Bolsonaro (PSL), atacou, no Twitter, os trabalhos do Congresso Nacional.

Além disso, o líder do PP, Aguinaldo Ribeiro (AL), disse que não adianta o ministro da Economia, Paulo Guedes, fazer “beicinho” para as mudanças no relatório. O titular da pasta não gostou da declaração e o clima entre os Poderes voltou a ficar estremecido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?