Previdência: Maia apresenta a Guedes integrantes da comissão especial
Após encontro com o ministro da Economia, os parlamentares foram ao Planalto conversar com o presidente Jair Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi até o ministro da Economia, Paulo Guedes, na tarde desta segunda-feira (29/04/19). Segundo Maia, o objetivo da reunião foi apresentar oficialmente ao ministro o presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PR-AM), e o relator do a proposta, Samuel Moreira (PSDB-SP), para discutir a tramitação da matéria.
A reunião durou menos de meia hora. Em seguida, todos os participantes se encontraram com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) no Palácio do Planalto, onde o encontro também foi rápido.
“Vamos ao presidente para fazer esse debate junto com ele. Para mostrar que a Câmara e o governo trabalharão de forma conjunta, harmônica, respeitando a independência dos podemos”, afirmou Maia, ao sair da reunião no Ministério da Economia.
“Na Câmara, o meu trabalho é que a gente consiga terminar essa matéria no primeiro semestre. Se a gente vai conseguir ou não, não depende da nossa vontade. Se o governo colocar quórum toda segunda e sexta, você, em duas semanas e um dia, tem 11 sessões. Não vai ser em 11 sessões que [o texto] vai ser votado. [A gente] precisa dos meses de maio e de junho. Na minha vontade, no máximo em dois meses, a gente encaminha a proposta ao Senado para votar no segundo semestre”, declarou.
No fim de semana, Maia já havia se encontrado com Bolsonaro e o presidente da República chegou a brincar, dizendo que estava namorando o parlamentar.
“Um namoro muito rápido nunca termina bem. Um namoro que leva mais tempo acaba terminando num casamento sólido”, respondeu o deputado, ao ser questionado sobre a aproximação.
Maia garantiu que, se depender dele, a matéria da reforma da Previdência será votada ainda no primeiro semestre. “Você precisa do mês de maio, do mês de junho. Da minha vontade, no máximo dois meses, para depois votar e encaminhar para o Senado votar no segundo semestre”, disse,
O ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliou que a aproximação de Bolsonaro e Maia é “muito construtiva”.
“O presidente da República e o presidente da Câmara estão construindo um clima bastante favorável para nós atacarmos o principal problema fiscal, que é exatamente o desequilíbrio orçamentário que ameaça o sistema previdenciário brasileiro”, declarou.
Avanço na articulação
Um dias após a aprovação do texto da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Maia iniciou nova rodada de articulação política para tratar dos próximos passos da proposta do governo.
Depois de se reunir com líderes partidários governistas e do bloco do Centrão, na quinta-feira (25/04/2019), o presidente da Câmara anunciou Ramos e Moreira para presidente e relator, respectivamente, da Comissão Especial que vai analisar a reforma.
Na semana passada, Maia recebeu o secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, para um café da manhã. No fim de semana, esteve com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). (Com Agência Brasil)