metropoles.com

Previdência: instalação de Comissão Especial tem bate-boca e gritaria

Parlamentares iniciaram o processo de eleição para os cargos de presidente e relator do grupo que vai analisar o texto da reforma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
CCJ – Líderes
1 de 1 CCJ – Líderes - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A instalação da Comissão Especial que analisará a reforma da Previdência, nesta quinta-feira (25/04/2019), começou sob forte tensão. Após deputados de oposição recorrerem ao Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a tramitação, parlamentares iniciaram o processo de eleição para os cargos de presidente e relator da comissão.

Trata-se de uma formalidade, pois os nomes escolhidos por consenso dos líderes foram anunciados na manhã desta quinta-feira. Marcelo Ramos (PR-AM) e Samuel Moreira (PSDB-SP) serão, respectivamente, presidente e relator da comissão.

No início da sessão, os deputados da oposição apresentaram uma série de requerimentos, o que irritou parlamentares governistas. O áudio dos microfones foi desligado e uma gritaria generalizada tomou conta do plenário.

O deputado Alexandre Frota (PSL-SP) reclamou da confusão no plenário.“Temos que deixar claro que não precisamos de torcida, convidados. Não vamos aceitar que continuem tumultuando. Aqui, vamos trabalhar e trabalhar de verdade”, disse o ex-ator de filmes pornográficos.

Na mesma tendência, o deputado Capitão Alberto Neto (PRB-AM) pediu que o tema fosse tratado com seriedade. “Essa é uma discussão importante para o país, estamos garantindo aposentadoria para o futuro”, ressaltou.

O parlamentar Diego Garcia (Podemos-PR) tentou colocar panos quentes. “Deputados têm a possibilidade de fazer ajustes, propostas e fazê-la [reforma] ser justa, cortando privilégios e beneficiando os pobres, que são os que mais sofrem. É hora de mostrarmos o protagonismo do Congresso e aperfeiçoar essa proposta”, ponderou.

Por volta de 11h50, os deputados começaram a votação para eleger o presidente e o primeiro vice-presidente. Apesar de o processo estar em andamento, os parlamentares continuam com a discussão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?