metropoles.com

Previdência: Guedes diz que pediu a Maia o rito processual da Câmara

Rodrigo Maia já havia dito que não atropelaria o regimento interno do Legislativo e que garantiria a discussão da matéria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Guedes – ministro da Economia
1 de 1 Paulo Guedes – ministro da Economia - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), indicar que a nova proposta de reforma da Previdência deve passar pelo rito tradicional de propostas que mudam a Constituição, tramitando inclusive na comissão especial, o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou, nesta terça-feira (5/2), que pediu a Maia informações sobre “o rito processual correto” do texto e que vai seguir “o rito democrático convencional”.

Minutos antes, Maia havia dito que não atropelaria o regimento interno da Câmara e que garantiria a discussão da matéria, tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto na comissão especial (onde deve ficar por, no mínimo, 11 sessões).

Segundo Guedes, a proposta “é uma construção democrática” que incluirá o diálogo com a Câmara e que vai seguir “o rito democrático convencional”.

A ideia anterior da equipe econômica era aproveitar o texto da proposta de Michel Temer (MDB) para acelerar a tramitação. Quem era contrário a essa proposta temia questionamentos judiciais ou até a vinculação da imagem da proposta do presidente Jair Bolsonaro (PSL) à de Temer.

Liderança importante
O ministro, que tinha preferência pela reeleição de Maia à presidência da Câmara, elogiou o deputado e disse que ele é uma “liderança importante” na defesa da reforma. Ele conversou com Maia sobre a estrutura da reforma e voltou a dizer que as regras atuais de aposentadoria e pensão no país são uma “fábrica de desigualdades que perpetua privilégios”. “Temos de estruturar reforma que atenue isso”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?