metropoles.com

Previdência: governo está satisfeito com primeiro turno, diz porta-voz

Votação no Senado nessa etapa inicial foi encerrada com a aprovação de destaque sobre abono salarial, o que causou desidratação da reforma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
24/04/2019 Briefing do Porta-voz da Presidência da República
1 de 1 24/04/2019 Briefing do Porta-voz da Presidência da República - Foto: Isac Nóbrega/PR

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) comemorou o encerramento da votação da reforma da Previdência em primeiro turno no Senado, nesta tarde (02/10/2019). No entanto, há preocupação para que o texto aprovado pelos parlamentares seja mantido, sem perda de economia, no segundo turno.

“O governo, no momento, está satisfeito com a aprovação da proposta em primeiro turno no Senado. Porém, espera que não ocorra qualquer outra alteração que acarrete ainda mais redução da economia dos próximos anos”, disse o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros.

O texto-base foi aprovado no plenário do Senado, na noite dessa terça-feira (02/09/2019), com 56 votos favoráveis e 19 contrários. Em seguida, um destaque do Cidadania para suprimir as regras do abono salarial foi aprovado pelos parlamentares.

Com a alteração, o impacto fiscal do texto foi reduzido para R$ 800 bilhões em 10 anos. Antes de a proposta chegar ao Congresso, o governo tinha expectativa de economia superior a R$ 1 trilhão.

Pré-sal
Um grupo de parlamentares condiciona o segundo turno da reforma a uma atitude do Executivo em torno dos critérios de divisão dos recursos do leilão do pré-sal. Como solução, o líder do governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), sugeriu que uma medida provisória seja editada por Bolsonaro.

Rêgo Barros afirmou que o governo ainda avalia possibilidades. “O Ministério da Economia vem debruçando-se sobre estudos que possam apresentar ao presidente propostas, linhas de ação com relação a esse pacto federativo, que inclui, entre outros temas, a própria cessão onerosa”, explicou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?