metropoles.com

Previdência: Bolsonaro abre mão dos estados para agilizar aprovação

Proposta foi aprovada nesta terça e, após votação de destaques, segue para o Senado. Presidente não quer retorno do texto à Câmara federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Jair Bolsonaro em evento do Sebrae
1 de 1 Jair Bolsonaro em evento do Sebrae - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse ser contrário a uma nova inclusão do sistema de capitalização e de regimes especiais para estados e municípios no texto atual da reforma da Previdência, que será analisado pelo Senado. O que o chefe do Executivo quer evitar é a volta da proposta à Câmara federal, o que seria necessário caso os senadores incluam algum outro ponto na redação aprovada pelos deputados.

“O que a gente pretende, eu pretendo, é que o que sair da Câmara vamos tentar aprovar no Senado, em havendo lá concordância. Porque senão volta para a Câmara. E a gente quer evitar voltar para a Câmara”, explicou o mandatário da República, após tomar café da manhã com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre Moraes e com o deputado Fábio Faria (DEM-RN).

Bolsonaro parabenizou Maia pela condução, na Câmara, da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 06, que altera as regras de aposentadoria. “Parabéns ao Rodrigo Maia. Esta semana mesmo, se Deus quiser, [a reforma] vai para o Senado”, disse.

Com 370 votos a favor, 124 contrários e uma abstenção, a Casa aprovou na madrugada desta quarta-feira (07/08/2019), em segundo turno, o texto principal da reforma da Previdência. Eram necessários pelo menos 308 votos, três quintos do total de deputados para aprovar o texto.

Nesta quarta, os deputados retomam a votação dos destaques à proposta e, vencida essa etapa, a PEC seguirá para o Senado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?