Preterido por Maia, Elmar Nascimento (DEM) adere à campanha de Arthur Lira
Deputado foi o terceiro egresso do grupo do presidente da Câmara a se aliar com o candidato do presidente Jair Bolsonaro à sucessão da Casa
atualizado
Compartilhar notícia
Preterido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o deputado federal Elmar Nascimento (DEM-BA) aderiu à campanha do líder do centrão, Arthur Lira (PP-AL), na disputa da sucessão na Casa. Ele foi o terceiro egresso do grupo a se aliar com o candidato do presidente Jair Bolsonaro. A eleição ocorre no início de fevereiro.
Nascimento, inclusive, integra a comitiva de Lira que viajou, nesta terça-feira (5/1), em campanha, a Macapá, no Amapá, e a Belém, no Pará, e seguirá a Porto Velho, em Roraima, e a Manaus, no Amazonas, na quarta-feira (6/1), segundo ele.
No fim do ano, Nascimento enviou mensagem à bancada do DEM dizendo que se sentiu “traído” por ter sido “relegado” por Maia na escolha à sucessão. Apesar de ter do mesmo partido, o deputado baiano não era visto como uma opção viável pelo presidente da Câmara.
Outros parlamentares que também se sentiram preteridos – Marcelo Ramos (PL-AM) e Marcos Pereira (Republicanos-SP) – fizeram o mesmo.
Além de Ramos, Pereira e Nascimento, o grupo contava com três opções: Luciano Bivar (PSL-PE), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP). O emedebista foi o escolhido para a disputa e terá Lira como principal adversário.
Imbróglio
Em meados de outubro passado, Nascimento esteve envolvido em um imbróglio entre Maia e Lira. O deputado baiano foi indicado pelo centrão à presidência da Comissão Mista de Orçamento, mas após Maia e Lira romperem, o líder do centrão indicou a deputada Flávia Arruda (PL-DF).
Após sucessivas tentativas de instalação e recorrente falta de acordo, o colegiado não foi instalado e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2021 foi aprovada diretamente no plenário do Congresso Nacional em dezembro.