metropoles.com

Feder recusa convite de Bolsonaro para chefiar Ministério da Educação

Nas redes sociais, o secretário de Educação do Paraná afirmou que vai continuar no cargo atual e agradeceu o presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná
renato feder
1 de 1 renato feder - Foto: Divulgação/Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná

O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, afirmou neste domingo (5/7) que decidiu recusar o convite feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), para assumir a chefia do Ministério da Educação.

Após o nome dele ter sido dado como certo nos bastidores do Palácio do Planalto, Bolsonaro passou a sofrer forte pressão para rever a indicação.

Feder afirma que não assumirá o cargo por decisão própria e deu detalhes do contato feito por Bolsonaro. Disse ainda que manterá o trabalho desenvolvido no Paraná.

“Recebi na noite da última quinta-feira uma ligação do presidente Jair Bolsonaro me convidando para ser ministro da Educação. Fiquei muito honrado com o convite, que coroa o bom trabalho feito por 90 mil profissionais da Educação do Paraná. Agradeço, mas declino do convite recebido. Sigo com o projeto no Paraná”, escreveu.

Entenda

Desde a saída de Abraham Weintraub, Feder estava cotado à chefia da pasta, mas perdeu o posto para Carlos Decotelli, que pediu demissão por polêmica do currículo. Este seria o quarto nome a assumir o MEC desde o início do mandato Bolsonaro.

Em 2016, Feder foi denunciado por sonegação fiscal e responde a processo milionário na Justiça de São Paulo, que corre em sigilo.

Na época, ele e o sócio, Alexandre Ostrowiecki, administradores da Multilaser, foram denunciados pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria de Combate à Sonegação Fiscal (Coesf), por fraude de R$ 3,2 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Após o anúncio do nome como principal cotado para o comando da Educação, a ala militar passou a pressionar Bolsonaro para desistir da indicação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?