metropoles.com

Presidente em exercício, Alckmin recebe representante da União Europeia

Além de discutir sobre a relação entre Brasil e União Europeia, as autoridades falaram sobre comércio, sustentabilidade e meio ambiente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Cadu Gomes
Frans Timmermans, representante da União Europeia, e Geraldo Alckmin, presidente em exercício do Brasil, apertam as mãos após encontro. Eles sorriem e se vê a fundo as bandeiras respectivas - Metrópoles
1 de 1 Frans Timmermans, representante da União Europeia, e Geraldo Alckmin, presidente em exercício do Brasil, apertam as mãos após encontro. Eles sorriem e se vê a fundo as bandeiras respectivas - Metrópoles - Foto: Foto: Cadu Gomes

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), recebeu o vice-presidente Executivo da Comissão Europeia, Frans Timmerman, para discutir sobre as relações bilaterais entre Brasil e União Europeia, no âmbito da parceria estratégica. A aliança existe desde 2007.

O encontro aconteceu no Palácio do Planalto, na manhã desta segunda-feira (23/1). Além de vice-presidente da República, Geraldo Alckmin é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Enquanto Lula está cumprindo agenda na Argentina, Alckmin despacha na sede do governo federal.

Outros temas da conversa com Timmermans foram sobre comércio, sustentabilidade e meio ambiente, segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). “Os dois lados reforçaram a relevância do acordo de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul e a União Europeia. O comprometimento de ambos com a sua entrada em vigor foi reiterado”, disse o comunicado.

“Alckmin e Timmermans discutiram também sobre temas associados ao comércio, à sustentabilidade e ao meio ambiente. O presidente em exercício reiterou que a agenda de sustentabilidade e a economia verde serão as bases para a reindustrialização do Brasil. Alckmin ainda sublinhou a importância da candidatura de Belém (PA) para sediar a COP 30, em 2025”, disse o órgão em nota.

Lula em agenda internacional

Primeira vez como presidente interino, Alckmin substitui Lula – que também faz a primeira viagem internacional do novo mandato – no comando do país.

No cronograma, o petista fará uma visita de quatro dias à Argentina e ao Uruguai, em uma tentativa de retomar as relações do Brasil com países do Mercosul e demonstrar a importância que o bloco terá em sua gestão. Lula viajou para Argentina acompanhado de seis dos seus 37 ministros. Entre eles, Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Itamaraty) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Completam ainda a lista os ministros Nísia Trindade (Saúde), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), além da primeira-dama, Janja.

A agenda prevê uma reunião entre ele e Fernández, quando devem discutir cooperação nas áreas de saúde, soberania energética, integração financeira, ciência e tecnologia. A expectativa é de que os dois países assinem um acordo de cooperação técnica envolvendo a região da Antártida.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?