Presidente do Inep exonerado: “Brasil precisa de ministro competente”
Marcus Vinicius Rodrigues e o ministro da Educação, Vélez Rodríguez, já tinham atritos internos
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de ser exonerado, o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues, fez duras críticas ao ministro Ricardo Vélez Rodríguez: “O Brasil precisa de um ministro da Educação que tenha responsabilidade de gestão, competência e experiência”. A informação foi publicada pelo Blog Renata Cafardo, do Estado.
De acordo com o jornal, Rodrigues já vinha travando uma disputa interna e trocava farpas com Vélez há semanas. O ex-presidente do Inep contou que discordou da comissão que vai analisar as questões do Enem e tentou barrar integrantes de perfil ideológico e ligados ao filósofo Olavo de Carvalho, guru dos bolsonaristas. Também disse ter sido convencido pelo secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, a cancelar a avaliação de alfabetização no País.
Vélez não sabia da portaria sobre a avaliação assinada pelo presidente do Inep e teria ficado furioso com a repercussão negativa do caso.
O general Francisco Mamede de Brito Filho, da reserva ativa do Exército e que já atuou como chefe do Estado Maior do Comando Militar do Nordeste, deve ser o novo presidente da autarquia. Ele atualmente é o chefe de gabinete no órgão.